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https://hdl.handle.net/1822/84417
Title: | A fotografia no videoclipe: a importância da imagem enquanto expansão da mensagem musical para a banda Flaming Rose |
Other titles: | Cinematography in the music video: the importance of image as an expansion of the musical message for Flaming Rose band |
Author(s): | Pestana, Sara Diana Nunes |
Advisor(s): | Brandão, Daniel |
Keywords: | Videoclipe Direção de fotografia Imagem Cinema Música Narrativa Music video Cinematography Image Cinema Music Narrative |
Issue date: | 17-Feb-2023 |
Abstract(s): | O presente trabalho de projeto tem como objetivo explorar o papel da fotografia no videoclipe1 enquanto motivador para o consumo de música. Esta investigação consiste na realização de um videoclipe para uma música de Flaming Rose, uma banda que se encontra da dar os primeiros passos no meio musical e que pretende encontrar meios visuais de se dar a conhecer ao público. Este documento explora a temática da relação da imagem com a música, desde os primórdios do cinema, até ao surgimento da Music Television (MTV) e, posteriormente, o papel do videoclipe nos dias de hoje, nomeadamente, através da análise do produto resultante desta investigação. Neste documento são também relatados os procedimentos realizados e o trabalho desenvolvido nas três fases típicas de uma investigação-ação, que se cruzaram com as três fases típicas de uma
produção audiovisual: diagnóstico (revisão de literatura sobre o tema, caracterização da banda, da música e definição dos objetivos do trabalho); intervenção (pré-produção, planificação, rodagem do videoclipe, edição e pós-produção); e avaliação (confrontação do resultado com uma amostra de público através de entrevistas semi-estruturadas). Este projeto pretende compreender o valor do papel da imagem e da direção de fotografia, enquanto ferramenta fundamental na produção de um videoclipe e na motivação do consumidor para um maior interesse pela música divulgada. This project aims to explore the role of photography in music videos as a motivator for music consumption. This research consists of making a music video for a song by Flaming Rose, a band that is taking its first steps in the music scene and wants to find visual ways to make itself known to the audience. This document will explore the theme of the relationship between image and music, from the early days of cinema, to the rise of Music Television (MTV), and then the role of the music video today, namely through the analysis of the product resulting from this research. This document also reports the procedures performed and the work developed in the three typical phases of an action-research, which crossed with the three typical phases of an audiovisual production: diagnosis (literature review on the theme, characterization of the band, the music and definition of the objectives of the work); intervention (pre-production, planning, shooting of the music video, editing and post-production); and evaluation (confrontation of the result with a sample of audience through semi-structured interviews). This project aims to understand the value of the role of image and photography as a fundamental tool in the production of a music video and in the motivation of the consumer for a greater interest in the music promoted. |
Type: | Master thesis |
Description: | Trabalho de projeto de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84417 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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