Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84417

TítuloA fotografia no videoclipe: a importância da imagem enquanto expansão da mensagem musical para a banda Flaming Rose
Outro(s) título(s)Cinematography in the music video: the importance of image as an expansion of the musical message for Flaming Rose band
Autor(es)Pestana, Sara Diana Nunes
Orientador(es)Brandão, Daniel
Palavras-chaveVideoclipe
Direção de fotografia
Imagem
Cinema
Música
Narrativa
Music video
Cinematography
Image
Cinema
Music
Narrative
Data17-Fev-2023
Resumo(s)O presente trabalho de projeto tem como objetivo explorar o papel da fotografia no videoclipe1 enquanto motivador para o consumo de música. Esta investigação consiste na realização de um videoclipe para uma música de Flaming Rose, uma banda que se encontra da dar os primeiros passos no meio musical e que pretende encontrar meios visuais de se dar a conhecer ao público. Este documento explora a temática da relação da imagem com a música, desde os primórdios do cinema, até ao surgimento da Music Television (MTV) e, posteriormente, o papel do videoclipe nos dias de hoje, nomeadamente, através da análise do produto resultante desta investigação. Neste documento são também relatados os procedimentos realizados e o trabalho desenvolvido nas três fases típicas de uma investigação-ação, que se cruzaram com as três fases típicas de uma produção audiovisual: diagnóstico (revisão de literatura sobre o tema, caracterização da banda, da música e definição dos objetivos do trabalho); intervenção (pré-produção, planificação, rodagem do videoclipe, edição e pós-produção); e avaliação (confrontação do resultado com uma amostra de público através de entrevistas semi-estruturadas). Este projeto pretende compreender o valor do papel da imagem e da direção de fotografia, enquanto ferramenta fundamental na produção de um videoclipe e na motivação do consumidor para um maior interesse pela música divulgada.
This project aims to explore the role of photography in music videos as a motivator for music consumption. This research consists of making a music video for a song by Flaming Rose, a band that is taking its first steps in the music scene and wants to find visual ways to make itself known to the audience. This document will explore the theme of the relationship between image and music, from the early days of cinema, to the rise of Music Television (MTV), and then the role of the music video today, namely through the analysis of the product resulting from this research. This document also reports the procedures performed and the work developed in the three typical phases of an action-research, which crossed with the three typical phases of an audiovisual production: diagnosis (literature review on the theme, characterization of the band, the music and definition of the objectives of the work); intervention (pre-production, planning, shooting of the music video, editing and post-production); and evaluation (confrontation of the result with a sample of audience through semi-structured interviews). This project aims to understand the value of the role of image and photography as a fundamental tool in the production of a music video and in the motivation of the consumer for a greater interest in the music promoted.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTrabalho de projeto de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84417
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Diana Nunes Pestana.pdf9,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID