Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/84415

TitleA COVID-19 e as implicações no Ensino Superior
Other titlesCOVID-19 and the implications on Higher Education
Author(s)Oliveira, Ana Isabel Mendes
Advisor(s)Cunha, Luís
KeywordsCOVID-19
Universidade do Minho
Ensino Superior
Desigualdades sociais
Acesso à educação
University of Minho
Higher education
Social diferences
Access to education
Issue date8-Mar-2023
Abstract(s)A COVID-19, nos últimos dois anos, alterou o modo como vivemos e nos comportamos em sociedade. A forma como se leciona e aprende foi completamente alterar e foi necessária uma adaptação por todos os envolvidos no meio académico. Para além disso, as implicações causadas por esta doença não se aplicam apenas à área da saúde, mas também a outras vertentes como as sociais e económicas. Por este e por outros motivos, é necessário compreender as suas implicações e as suas características. A metodologia utilizada nesta dissertação de mestrado é de carácter qualitativa e a técnica de recolha de informação usada é a realização de entrevistas semiestruturadas. Com um total de sete entrevistas realizadas, a sua análise permitir-me-á estudar o fenómeno com o objetivo de perceber até que ponto a pandemia de Sars-Cov-2 fez alterar as desigualdades sociais no acesso à educação dos alunos da Universidade do Minho. Com este projeto de investigação conseguirei analisar um fenómeno recente e pouco estudo, possibilitando o auxílio no estudo das suas implicações no ensino superior.
COVID-19, in the last two years, has changed the way we live and behave in society. The way in which teaching and learning was completely changed and an adaptation was necessary by all those involved in the academic environment. In addition, the impacts caused by this disease do not apply only to the health area, but also to other aspects such as social and economic. For this and other reasons, it is necessary to understand its implications and characteristics. The methodology used in this master's dissertation is of a qualitative nature and the information collection technique used is semi-structured interviews. With a total of seven interviews carried out, their analysis will allow me to study the phenomenon in order to understand to what extent the Sars-Cov-2 pandemic has changed social inequalities in access to education for students at the University of Minho. With this research project I was able to draw some conclusions that can help the study of this phenomenon.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Sociologia (especialização em Políticas Sociais)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84415
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Isabel Mendes Oliveira.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID