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https://hdl.handle.net/1822/84406
Title: | O papel do gabinete de comunicação na construção da imagem das autarquias: o caso da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso |
Other titles: | The role of the communications office in building the image of municipalities: the case of Póvoa de Lanhoso Municipality |
Author(s): | Pereira, Hugo André Alves |
Advisor(s): | Duarte Melo, Ana |
Keywords: | Comunicação Municipal Gabinete de comunicação Autarquia Imagem organizacional Identidade organizacional Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso Municipal communication Communication office Municipality Organizational image Organizational identity Municipality of Póvoa de Lanhoso |
Issue date: | 12-Jan-2023 |
Abstract(s): | Este relatório de estágio explora a centralidade do gabinete de comunicação nas organizações
autárquicas e o seu papel na construção da imagem das autarquias. Foca-se no caso da Câmara
Municipal da Póvoa de Lanhoso e emerge da experiência do estágio ocorrido entre novembro de 2021 e
fevereiro de 2022.
A comunicação organizacional tornou-se num processo indissociável da existência das
organizações. A comunicação municipal e o alinhamento interno demonstram ser fatores de significativa
relevância para a organização da instituição na consolidação da sua identidade e no processo de
aproximação desta à imagem organizacional. Os gabinetes de comunicação são organismos
estruturantes na comunicação das autarquias, uma vez que é neles que se concentra toda a informação
e comunicação. Esta estrutura é responsável, entre outras coisas, pela criação e gestão da imagem da
instituição e pela comunicação externa, ou seja, por pensar estrategicamente todos os conteúdos a serem
comunicados, de forma a refletir os valores da organização.
A parte empírica do estudo foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, analisadas e
categorizadas sob vários temas e também a partir da observação participante do estágio curricular.
Os resultados ressaltam a importância dada à comunicação organizacional na Câmara Municipal
da Póvoa de Lanhoso. Neste sentido, os entrevistados reforçaram a relevância da comunicação interna
e do gabinete de comunicação nos processos comunicacionais, uma vez que este centraliza toda a
comunicação em si e, de forma estratégica, transforma os valores da identidade organizacional em
imagem organizacional. This internship report explores the centrality of the communication office in municipal organizations and its role in building the image of municipalities. It focuses on the case of Póvoa de Lanhoso Municipality and emerges from the internship experience that took place between November 2021 and February 2022. Organizational communication has become a process inseparable from the existence of organizations. Municipal communication and internal alignment have proven to be factors of significant relevance for the organization of the institution in the consolidation of its identity and in the process of bringing it closer to the organizational image. The communication offices are structuring bodies in the communication of municipalities since it is in them that all information and communication is concentrated. This structure is responsible, among other things, for creating and managing the institution's image and for external communication, that is, for strategically thinking about all the contents to be communicated, in order to reflect the organization's values The empirical part of the study was carried out through semi-structured interviews, analyzed and categorized under various themes, and participant observation of the internship. The results highlight the importance given to organizational communication in the Municipality of Póvoa de Lanhoso. In this sense, the interviewees reinforced the relevance of internal communication and the communication office in the communicational processes, since it centralizes all communication itself and, in a strategic way, transforms the values of organizational identity into organizational image. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84406 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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