Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/84240

TitleO planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
Author(s)Lopes, Sara Sofia Oliveira
Advisor(s)Pires, Helena
KeywordsComunicação
Estratégia
Redes sociais
Pequenas empresas
Planeamento estratégico
Communication
Strategy
Social networks
Small business
Strategic planning
Issue date2022
Abstract(s)A comunicação representa o presente e o futuro e tem um peso imprescindível na sociedade atual. É um fenómeno e um processo básico para a sobrevivência, uma vez que esta é a base para o bom funcionamento das relações e ainda das empresas, especialmente das de pequena dimensão. As pequenas empresas devem apostar numa comunicação alinhada com a estratégia da mesma, devem planeá-la minuciosamente a fim do seu desenvolvimento e notoriedade. Além disso, o planeamento estratégico da comunicação é extremamente importante no caso das redes sociais, uma vez que é uma forma de, através de baixos custos e poucos recursos humanos, as pequenas empresas criarem a sua identidade e imagem e ainda desenvolverem notoriedade para chegar aos seus clientes e potenciais novos clientes. O presente trabalho apresenta resultados alcançados com base no estágio curricular de três meses realizado na Design Station. Este relatório tem como objetivo central perceber o papel e a importância do planeamento estratégico da comunicação, em particular as redes sociais, na eficácia comunicativa e incremento da notoriedade das pequenas empresas. O tema será debatido e explorado com base na experiência de estágio e também na pesquisa realizada para o desenvolvimento do enquadramento teórico. Tendo em mente este objetivo, foram desenvolvidas entrevistas para explorar a pesquisa.
Communication represents the present and the future and has an indispensable weight in today's society. It is a phenomenon and a basic process for survival, since it is the basis for the proper functioning of relationships and even of companies, especially small ones. Small companies must invest in a communication aligned with their strategy, they must plan it thoroughly in order to develop their development and notoriety. Furthermore, strategic planning of communication is extremely important in the case of social networks, since it is a way, with low costs and few human resources, for small businesses to create their identity and image and develop notoriety to reach their customers and potential new customers. This paper presents the results achieved based on the three-month curricular internship carried out at Design Station. The main goal of this report is to understand the role and importance of strategic planning of communication, particularly social networks, in the communicative effectiveness and notoriety increase of small businesses. The theme will be discussed and explored based on the internship experience and also on the research carried out for the development of the theoretical framework. With this goal in mind, interviews were developed to explore the research.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84240
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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