Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/83003

TitleIncorporação de um sistema analítico numa plataforma computacional de avaliação
Author(s)Oliveira, Bárbara Nadine Freitas
Advisor(s)Belo, Orlando
KeywordsEducational software
Educational systems
Data warehousing
Multidimensional Data Systems
Data analysis
Data visualization
Dashboarding
Software educativo
Sistemas educacionais
Sistemas multidimensionais de dados
Análise de dados
Visualização de dados
Issue date31-Jan-2022
Abstract(s)It is now possible to prove that technology has proven to be a strong ally in the most diverse areas, from economics and management to health or banking. Education is therefore no exception. The insertion of technology and software that provide students with educational and motivational support for their learning has been a major challenge. It is based on this lack of support that a project called “Leonardo” emerged at the University of Minho. This project considers the development of educational software, which aims to provide students with a supervised learning method that will allow students to improve their knowledge and also observe their results. All of this will allow you to draw lessons that support your progress in a given area of study. This dissertation proposes, therefore, the development of a data warehousing system, which allows the collection of information about users and their interactions with the referred system. In this way, it will be possible to obtain a multidimensional data analysis platform, which allows to monitor the student’s state of knowledge over time, thus allowing him / her to evaluate his / her progress, in a given field of study, during the interaction with a student. the system.
Atualmente, é possível comprovar que a tecnologia tem-se demonstrado um forte aliado nas mais diversas áreas, desde a economia e gestão até à saúde ou à banca. A área da educação não é, pois, uma exceção. A inserção de tecnologia e de software que forneçam ao aluno um suporte de ensino e de apoio à sua aprendizagem, de forma educativa e motivadora, tem sido um grande desafio. É com base nesta carência de suporte, que surgiu na Universidade do Minho um projeto denominado “Leonardo”. Este projeto considera o desenvolvimento de software educacional, cujo objetivo é fornecer aos alunos um método de aprendizagem supervisionado, que permitirá aos alunos melhorarem o seu conhecimento e também observar os seus resultados. Tudo isto permitirá retirar ilações que suportem o seu progresso numa dada área de estudo. Esta dissertação propõe assim, o desenvolvimento de um sistema de data warehousing, que permita a recolha de informações acerca dos utilizadores e das suas interações com o sistema referido. Desta forma, será possível obter uma plataforma de análise de dados, multidimensional, que permita acompanhar o estado do conhecimento de um aluno ao longo do tempo, permitindo desta forma avaliar o seu progresso, num determinado domínio de estudo, ao longo da sua interação com o sistema.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83003
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Barbara Nadine Freitas Oliveira.pdf3,68 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID