Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80853
Título: | Olhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andrade |
Autor(es): | Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Comunicação Ações do professor Inclusão Desafio |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação |
Citação: | Martinho, M. H. (2015). Olhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andrade. In Actas do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (Vol. 5, pp. 70-87). Campinas: UNICAMP. |
Resumo(s): | Um olhar sobre o poema de Drummond de Andrade ajuda-nos a compreender a complexidade da comunicação. A comunicação, encarada como um processo dinâmico através do qual alunos e professores interagem, trocam informações e influenciam-se mutuamente, assume um papel determinante no processo de ensino-aprendizagem. Vários são os elementos que exigem atenção na comunicação na aula de matemática: o discurso produzido pelo professor ou pelo aluno, o ambiente da sala de aula, as interações estabelecidas e respetivos padrões associados, a negociação de significados e a argumentação. Questionar, responder, exprimir, entender... presentes em Drummond e na aula de matemática. A partir de alguns diálogos de sala de aula, procuraremos compreender as diferentes opções e as suas implicações para a aprendizagem dos alunos bem como a forma como podemos transformar a aula numa comunidade matemática. Ainda que haja consciência das dificuldades inerentes ao papel do professor, vamos discuti-lo para, em conjunto, respondermos a esse desafio. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80853 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_anais_shiam-v5_conferencia.pdf | 537,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |