Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80853
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martinho, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2022-11-28T16:31:14Z | - |
dc.date.available | 2022-11-28T16:31:14Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Martinho, M. H. (2015). Olhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andrade. In Actas do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (Vol. 5, pp. 70-87). Campinas: UNICAMP. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/80853 | - |
dc.description.abstract | Um olhar sobre o poema de Drummond de Andrade ajuda-nos a compreender a complexidade da comunicação. A comunicação, encarada como um processo dinâmico através do qual alunos e professores interagem, trocam informações e influenciam-se mutuamente, assume um papel determinante no processo de ensino-aprendizagem. Vários são os elementos que exigem atenção na comunicação na aula de matemática: o discurso produzido pelo professor ou pelo aluno, o ambiente da sala de aula, as interações estabelecidas e respetivos padrões associados, a negociação de significados e a argumentação. Questionar, responder, exprimir, entender... presentes em Drummond e na aula de matemática. A partir de alguns diálogos de sala de aula, procuraremos compreender as diferentes opções e as suas implicações para a aprendizagem dos alunos bem como a forma como podemos transformar a aula numa comunidade matemática. Ainda que haja consciência das dificuldades inerentes ao papel do professor, vamos discuti-lo para, em conjunto, respondermos a esse desafio. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/EXPL%2FMHC-CED%2F0645%2F2013/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Ações do professor | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Desafio | por |
dc.title | Olhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andrade | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 6 julho - 8 julho 2015 | por |
sdum.event.title | V Seminário nacional de histórias e investigações de/em aulas de matemática | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 70 | por |
oaire.citationEndPage | 87 | por |
oaire.citationConferencePlace | Campinas | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Actas do V seminário nacional de histórias e investigações de/em aulas de matemática -Os sentidos do ensinaraprender matemática na escola e na formação docente- | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_anais_shiam-v5_conferencia.pdf | 537,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |