Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/79746

TitleSistema de recomendação para uma loja online de livros
Other titlesA recommender system for a web book store
Author(s)Cardoso, Telmo André Moreira
Advisor(s)Novais, Paulo
Fernandes, B.
KeywordsComércio online
Experiência aplicacional
Machine learning
Sistema de recomendação
Machine learning
Online shop
Recommender system
User experience
Issue date16-Feb-2022
Abstract(s)Nas últimas décadas, a tecnologia tem sofrido uma evolução exponencial, assumindo um papel fundamen tal no nosso quotidiano e quando aplicada nas mais diversas áreas proporciona-nos melhorias significati vas na nossa qualidade de vida. Por exemplo, a tecnologia permite-nos fazer compras sem sair de casa, que é um hábito que muitas pessoas têm e nos últimos tempos, devido ao panorama em que nos encon tramos, o seu crescimento tem sido ainda mais notável. Frequentemente, enquanto compramos online, são nos apresentados itens que não têm qualquer interesse para nós. Diante este problema, surgiram os sistemas de recomendação, que se tornaram uma parte fundamental e um dos fatores diferenciadores a nível aplicacional. O principal objetivo de um sistema de recomendação é, recorrendo a algoritmos de Ma chine learning, produzir uma lista de itens ordenados de acordo com o grau de relevância esperado para um determinado utilizador, permitindo, por exemplo, evitar o problema de recomendações indesejadas. Mais especificamente, nesta dissertação desenvolveu-se e incorporou-se um sistema de recomendação numa aplicação web de venda online de livros, onde as técnicas concebidas e implementadas permitiram melhorar a qualidade da recomendação e consequentemente a experiência aplicacional, com sugestões que vão de encontro às preferências do utilizador.
In the last decades, technology has undergone an exponential evolution, assuming a fundamental role in our daily lives and when applied in the most diverse areas provides us with significant improvements in our quality of life. For example, technology allows us to shop without leaving home, which is a habit that many people have and in recent times, due to the panorama we find ourselves, its growth has been even more remarkable. Often, when we buy online, most of the items presented are of no interest to us. Faced with this problem, recommendation systems emerged, which became a fundamental part and a differentiating factor at the application level. The main objective of a recommendation system is, using Machine learning algorithms, to produce a list of ordered items according to the degree of relevance expected for a given user, allowing, for example, to avoid the problem of unwanted recommendations. More specifically, in this dissertation a recommendation system was developed and incorporated into a web application for online book sales, where the techniques designed and implemented allowed to improve the quality of the recommendation and consequently the user’s application experience, with suggestions that go according to their preferences.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79746
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Telmo Andre Moreira Cardoso.pdfDissertação de Mestrado4,4 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID