Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79661
Título: | O contributo dos estilos musicais na creche e no jardim de infância - conhecer o país e o mundo através da música |
Outro(s) título(s): | The contribution of musical styles in creche and kindergarten - getting to know the country and the world through music |
Autor(es): | Rodrigues, Sónia Martins Ribeiro, António José Pacheco |
Palavras-chave: | Consciência ambiental Conhecimento do mundo Criança Estilos musicais Música Environmental awareness Knowledge of the world Child Musical styles Music |
Data: | Jul-2022 |
Revista: | Brazilian Journal of Development |
Citação: | Rodrigues, S. M., e Ribeiro, A. J. P. (2022). O Contributo dos Estilos Musicais na Creche e no Jardim de Infância - Conhecer o país e o mundo através da música. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 7, pp. 52742-52757, jul., 2022. DOI:10.34117/bjdv8n7-270 |
Resumo(s): | O projeto O Contributo dos Estilos Musicais na Creche e no Jardim de Infância – Conhecer o país e o mundo através da música foi desenvolvido no âmbito de Creche e Jardim de Infância e integrado no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Mediante a exploração de músicas tradicionais portuguesas na Creche e a abordagem a quatro tipologias musicais: clássica, rock, samba e jazz no Jardim de Infância, pretendeu-se ampliar a panóplia de músicas pré-existentes nos contextos pedagógicos, desenvolver competências sociais, expressivas, despoletar aprendizagens relativas ao conhecimento do mundo e reforçar comportamentos e atitudes na preservação do meio ambiente. No que concerne à dimensão investigativa recorreu-se à Investigação-Ação utilizando-se como instrumentos de recolha a observação, o inquérito por questionário, a entrevista, o registo fotográfico, vídeo e áudio, notas de campo e o diário. A prossecução do projeto evidenciou uma evolução comportamental, sensorial, comunicativa e expressiva que, em articulação com a família, 1º Ciclo e Academia de Música do concelho, permitiu o desenvolvimento de várias competências transversais no âmbito da música, estilos musicais e no conhecimento do mundo natural, social e físico. The project The Contribution of Musical Styles in Creche and Kindergarten - Getting to know the country and the world through music was developed in the context of Creche and Kindergarten and integrated in the cycle of studies of the Masters in Pre-school Education of the Institute of Education of the University of Minho. Through the exploration of traditional Portuguese music in the kindergarten and the approach to four musical typologies: classical, rock, samba and jazz in the nursery school, the intention was to extend the panoply of pre-existing music in the pedagogical contexts, to develop social and expressive competences, to trigger off learning related to the knowledge of the world and to reinforce behaviours and attitudes in the preservation of the environment. With regard to the investigative dimension, Action-Research was used as a collection tool, using observation, questionnaires, interviews, photographic, video and audio records, field notes and diaries. The pursuit of the project showed a behavioural, sensory, communicative and expressive evolution which, in conjunction with the family, 1st Cycle and the Music Academy of the municipality, allowed the development of various transversal skills in music, musical styles and knowledge of the natural, social and physical world. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79661 |
DOI: | 10.34117/bjdv8n7-270 |
ISSN: | 2525-8761 |
Versão da editora: | https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/50501 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O contributo dos estilos musicais na creche e no jardim de infância.pdf | 297,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons