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https://hdl.handle.net/1822/7785
Título: | E-generation: especificação de uma arquitectura para Intranets educacionais baseada em agentes |
Autor(es): | Alves, Paulo Alexandre Vara |
Orientador(es): | Amaral, Luís Pires, José Adriano Gomes |
Data: | 14-Abr-2008 |
Resumo(s): | A rápida evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos mais variados sectores, levou ao aparecimento de um conjunto de terminologias, tais como o e-learning, e-commerce, e-government, e-business, entre outros.
Pretendendo dar resposta à necessidade de integração das TIC nas instituições de ensino superior, surge a arquitectura E-generation, com o objectivo de contribuir para uma melhoria dos processos de ensino, gestão e investigação, através da adopção de Intranets educacionais.
Esta abordagem centra-se na mudança de paradigma educacional decorrente do Processo de Bolonha, o qual passa a estar centrado no aluno. Deste modo, constatandose que a maioria das plataformas de e-learning são usadas como simples repositórios de conteúdos, pretende-se, através de uma abordagem baseada em actividades de aprendizagem, incentivar a mudança do processo educativo, passando a estar centrado
em actividades, suportadas por recursos estruturados.
Para além da mudança do processo educativo, ainda que de interesse, é também estudado neste trabalho o impacto que os agentes tutor suportados pelo raciocínio baseado em casos podem ter no apoio ao aluno, nomeadamente adaptando o ambiente de aprendizagem, detectando dificuldades e dando sugestões de recursos que reforcem
os conhecimentos, tendo o papel do “anjo da guarda” do aluno.
Para estudar o impacto das TIC na mudança dos processos de ensino, gestão e
investigação, foi efectuado um estudo sobre a utilização da Intranet educacional Domus
e do protótipo iDomus, que permitiu avaliar em que medida uma abordagem educativa baseada em actividades de aprendizagem e suportada por agentes tutor, pode contribuir para a mudança do paradigma educacional, indo de encontro aos objectivos do Processo de Bolonha e da sociedade baseada no conhecimento.
No âmbito da implementação da arquitectura orientada a serviços E-generation foi possível verificar que o desenvolvimento de ambientes baseados em Intranets educacionais contribui para uma maior eficácia dos processos de ensino, de gestão e de investigação das instituições de ensino superior, tendo por base tecnologias de elearning,
e-management e e-research suportadas por agentes tutor. The rapid evolution of information and communication technologies (ICT) has resulted in the appearance of technologies such as e-learning, e-commerce, egovernment, and e-business, among many others. In order to support the integration of ICT’s in higher education institutions, we propose the E-generation architecture; witch pretends to contribute to the improvement of learning, management and research processes, supported by educational Intranets. This approach is associated with the Bologna Agreement, which change the educational paradigm, to be based on the student. With the perception that the elearning management systems has been used only as content repositories, we propose the adoption of learning activities as the basis of educational process, sequentially to contribute to paradigm change in education. Despite the contribution in the change of educational process, in this research we pretend to study also the impact of tutoring agents supported by case-based reasoning theory, in the student support, adapting the learning environment, detecting difficulties and suggesting resources that complement the knowledge. To study the impact of ICT’s in educational, management and research processes, it was developed a survey about the adoption of Intranet Domus and iDomus prototype, which allow the evaluation of the learning activities approach, supported by tutoring agents, in order to promote the paradigm change in education, with agreement with the Bologna Process and knowledge-based societies. In the scope of the implementation of the E-generation service oriented architecture, it was possible to verify that the development of educational Intranets, contribute to improve the educational, management and research processes, based on elearning, e-management and e-research technologies, supported by tutoring agents. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação - Área de Conhecimento de Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7785 |
Acesso: | Acesso aberto |
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