Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77774

TítuloAs escolas rurais em Portugal (1926-1960). Notas para uma reflexão sócio histórica
Autor(es)Afonso, José António
Data2021
EditoraEdUFMT
Resumo(s)[Excerto] As escolas rurais são um objeto socio-histórico a descobrir e a estudar com abertura epistemológica, sobriedade conceptual e metodológica. Questões múltiplas, que paulatinamente têm vindo a ser desbravadas, remetem indelevelmente para um complexo entramado de estereótipos, representações sociais e posições políticas, onde o povo é um hibrido constructo – particularmente ocultando o rural na sua historicidade – subordinando-o a definições etéreas e ambíguas que naturalizam a especificidade das dinâmicas sociais. Possivelmente uma documentação social (literatura, fotografia, pintura, cinema) que foi surgindo espoletou um recentrar sobre o universo rural, ampliando o perímetro de questionamento sobre as evidências do eterno bucolismo e romantismo intrínsecos, por definição, a esse mundo.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77774
ISBN978-65-5588-111-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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