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dc.contributor.authorLeite, Eliana Alves Moreirapor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorSilva, Bento Duartepor
dc.date.accessioned2022-05-03T15:38:45Z-
dc.date.available2022-05-03T15:38:45Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.date.submitted2021-04-
dc.identifier.citationLeite, E., Lencastre, J. A., & Silva, B. D. (2021). Formação continuada do(a) professor(a) da educação básica. RECEI - Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22), 79-92.por
dc.identifier.issn2447-0783por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77407-
dc.description.abstractEste artigo trata da formação continuada do professor da educação básica, segundo a normatização de órgãos nacionais e internacionais, que tem sido tema fulcral de discussão no Brasil. Apresenta-se uma comparação entre a sistematização da formação continuada, que ocorreu tardiamente, em relação a formação inicial. Desse modo, traz brevemente perspectivas históricas da formação inicial a partir das escolas normais, influências de educadores, como Anísio Teixeira e Manifesto de 1932. A questão de pesquisa norteia-se: como a formação continuada de professores da educação básica, tem sido recomendada pelos órgãos nacionais e internacionais? O trabalho tem como objetivo apresentar as recomendações oriundas destes órgãos para esta formação. Como resultado da investigação, percebe-se que as políticas educacionais voltadas para o percurso formativo docente são complexas, por ter que atender estas prescrições. Entende-se que os professores presentes no cotidiano da escola, sejam valorizados e reconhecidos a partir da sua opinião para o percurso formativo.por
dc.description.abstractThis article deal with the teachers at in-service training, according to the norms of national and international bodies, which has been a central topic of discussion in Brazil. A comparison is presented between the systematization of teachers at in-service training, which occurred late, in relation to initial training. Thus, briefly brings historical perspectives of initial training from the normal schools, educators influences, such as Anísio Teixeira and Manifesto 1932.This research has as guiding question: how has the teachers at in-service training has been recommended by national and international bodies? The paper aims to present the recommendations arising out of these bodies for this training. As a result of the investigation, it is clear that the educational policies aimed at the teacher training path are complex, as they have to meet these requirements. It is understood that the teachers present in the school's daily life are valued and recognized based on their opinion for the training course.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (EDUERN)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação contínua de professorespor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectÓrgãos nacionais e internacionaispor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectTeachers at in-service trainingpor
dc.subjectNational and international bodiespor
dc.subjectEducational policiespor
dc.titleFormação continuada do(a) professor(a) da educação básica: recomendações a nível nacional e internacionalpor
dc.title.alternativeTeachers at in-service training: recommendation at national and international levelpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe original publication is available at http://dx.doi.org/10.21920/recei720217227992por
oaire.citationStartPage79por
oaire.citationEndPage92por
oaire.citationIssue22por
oaire.citationVolume7por
dc.identifier.doi10.21920/recei720217227992por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinarpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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