Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/77161
Title: | A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Lousada |
Other titles: | Programming and Mobile Robotics in the development of the 21st century skills: a study in a school of the 1st Cycle of Basic Education of the municipality of Lousada |
Author(s): | Matias, Carlos Manuel Magalhães |
Advisor(s): | Lencastre, José Alberto |
Keywords: | 1.º Ciclo Competências para o século XXI Pensamento computacional Programação Robótica 1st Cycle Skills 21st century skills Computational thinking Programming Robotics |
Issue date: | 2021 |
Abstract(s): | Cada vez mais as aprendizagens devem ser significativas e contextualizadas, levando
os alunos a desenvolver competências multidisciplinares, sempre com reforço das
suas capacidades. A Programação e a Robótica (PR), no 1.º Ciclo do Ensino Básico
(CEB), pretendem contribuir para o desenvolvimento das capacidades dos alunos
relacionadas com o pensamento computacional e a literacia digital, fomentando as
competências transversais ao currículo. Com a PR nas aulas do 1.º CEB podem ser
desenvolvidas competências para o séc. XXI. Essas competências transpõem-se para
outras áreas do saber e, consequentemente para o dia-a-dia do aluno, incentivando a
uma cidadania ativa, crítica e responsável. Este estudo foi orientado com base na
seguinte questão de investigação: Qual a importância da aprendizagem da
programação e da robótica móvel, em alunos do 4.º ano, do 1.º Ciclo, no
desenvolvimento de competências para o séc. XXI? Para responder a esta questão
formularam-se os seguintes objetivos específicos: •Conhecer as competências para o
século XXI. •Identificar as competências para o século XXI envolvidas na
aprendizagem da programação e da robótica móvel em alunos do 4.º ano, do 1.º Ciclo
do Concelho de Lousada. •Analisar como o desenvolvimento das competências para
o século XXI influenciam a aprendizagem dos alunos nas diferentes disciplinas. O
estudo realizado foi de índole qualitativo, inserindo-se num paradigma interpretativo.
Foram usados, como métodos e técnicas de recolha de dados, a observação direta
das aulas de PR a um grupo de alunos do 4.º ano e o inquérito por questionário ao
professor que lecionou estas aulas, bem como o inquérito por entrevista coletiva do
tipo focus group aos professores das turmas. Os dados, recolhidos neste estudo,
permitem concluir que a PR deve iniciar-se no 3.º ano e ter continuidade nos anos
subsequentes, não sob a forma de uma disciplina, mas integrada nas diferentes
disciplinas. O uso de robôs de uma forma lúdica e educativa poderá levar a que os
alunos com mais dificuldades se sintam mais motivados despertando assim o seu
interesse por aprender tal como aconteceu numa turma onde decorreu o projeto PR1C
e, assim, possam ser mais participativos criativos/autónomos nas aulas e na
aprendizagem, favorecendo o sucesso educativo. More and more the learning should be meaningful and contextualized, leading students to develop multidisciplinary skills, always with reinforcement of their abilities. Programming and Robotics (PR), in the 1st cycle of Basic Education, intend to contribute to the development of children’s abilities related to computational thinking and digital literacy, promoting the transversal skills of the school curriculum. With PR, in the 1st cycle of Basic Education classes, skills for the 21st century can be developed. These skills transpose to other knowledge areas, and, consequently to the student’s daily routine, encouraging active, critical, and responsible citizenship. This study was based on the following research question: What is the importance of learning programming and mobile robotics, in 4th grade students of the 1st cycle of Basic Education, in the development of skills for the 21st century? To answer this question the following specific objectives were formulated: •To Know the skills for the 21st century. •To Identify the skills for the 21st century, involved in learning Programming and Mobile Robotics in 4th year students of the 1st cycle of Basic Education of the municipality of Lousada. •To Analyze how the development of the skills for the 21st century influence the students’ learning in different subjects. The study carried out was of qualitative nature, inserting itself in an interpretative paradigm. The methods and techniques of data collection used were the direct observation of the PR classes to a group of 4th grade students and a questionnaire to the teacher who taught these classes, as well as, an inquiry by collective interview of the focus group type to the class teachers. The data collected in this study allow us to conclude that PR must start in the 3rd year and be continued in the subsequent years, not in the form of a subject, but integrated in the different subjects. The use of robots in a playful and educational way can make students with difficulties feel more motivated and awaken the interest in learning, as it happened in the class where the PR1C project took place and, by that way, they can be more creative, participative/autonomous in classes and in the learning, favoring the educational success. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77161 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação+Carlos++Matias.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License