Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77124

TítuloInsucesso escolar na disciplina e no exame de Biologia e Geologia e fatores associados
Outro(s) título(s)School faliure in Biology and Geology subject and national examination and related factors
Autor(es)Lopes, Teresa Filipa Ferreira
Orientador(es)Precioso, José
Palavras-chaveAvaliação
Avaliação em Ciências
Avaliação externa
Exames Nacionais de Biologia e Geologia
Evaluation
Science Assessment
External assessment
Biology and Geology National Exams
Data22-Dez-2020
Resumo(s)Estudos prévios mostram que os alunos e as alunas têm vindo a obter classificações médias preocupantemente baixas (entre 8 e 11 valores) e taxas de reprovação demasiadamente altas (entre 45% e 65%) no exame de Biologia e Geologia (BG), evidenciando uma situação de insucesso escolar grave, muito prevalente e persistente. Alguns estudos abordaram as causas do insucesso escolar na disciplina, mas não há um conhecimento aprofundado do insucesso escolar em rapazes e raparigas, nem das suas causas. Esta investigação pretendeu contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que estão na origem do insucesso escolar em BG, por sexo. A investigação tem os seguintes objetivos: 1) Descrever o insucesso escolar e a evolução do mesmo, na aprendizagem da disciplina e no exame de BG, em função do sexo; 2) Determinar as causas de insucesso na aprendizagem da disciplina e no exame de BG, em função do sexo; 3) Analisar a validade e a qualidade técnica dos exames de BG; 4) Propor medidas para promover o sucesso na aprendizagem e no exame de BG. Para concretizar os objetivos, efetuaram-se seis estudos. O estudo 1 consistiu num estudo estatístico descritivo e comparativo centrado na análise da evolução dos resultados dos alunos na avaliação interna e externa da disciplina de BG, em função do sexo. Os estudos 2 e 3 são estudos qualitativos que procuraram aprofundar as perceções de professores e alunos, respetivamente, em relação às causas do insucesso e vias para o mitigar. Foram feitas entrevistas a 15 professores (7 homens e 8 mulheres) e a 31 alunos (15 rapazes e 16 raparigas). O estudo 4 é um estudo quantitativo com a aplicação de um questionário a 114 professores (26 homens e 88 mulheres). Os estudos 5 e 6 pretenderam analisar a validade e a qualidade técnica dos exames de BG, através da análise de conteúdo de exames (5) e de um estudo exploratório em que 5 professores resolveram um exame (1ª fase, 2017), nas mesmas condições que os alunos (6). Constata-se que os rapazes têm pior desempenho do que as raparigas, tanto na avaliação interna, como na externa. As principais causas do insucesso são: o programa da disciplina demasiado extenso e o elevado grau de dificuldade da disciplina e do exame. As medidas propostas para o mitigar são: a redução do programa da disciplina e a adequação do grau de dificuldade do exame aos alunos e finalidades do ensino secundário. A investigação conclui a desadequação da prova nacional enquanto instrumento de avaliação, pelo baixo grau de validade e fiabilidade e, por isso, a manter-se, tem de ser repensada, prova disso são os resultados obtidos pelos alunos em 2020 com as alterações introduzidas no exame. É impreterível pensar as reais vantagens e desvantagens da aplicação dos exames no sistema de ensino português. É preciso realizar estudos mais focados nas causas do insucesso nos rapazes.
Previous studies show that students have been obtaining worryingly low average scores (between 8 and 11 points) and extremely high failure rates (between 45% and 65%) in the Biology and Geology (BG) exam, showing a severe, very prevalent and persistent situation of educational failure. Some studies have approached the causes of school failure on the subject but there is no in-depth knowledge about school failure in boys and girls, nor on its causes. This research aimed to contribute to a better understanding of the factors at the origin of this failure, by sex. The investigation has the following objectives: 1) Describe school failure and its evolution, in learning and in the exam on the subject BG, by sex; 2) Determine the causes of failure in learning and in the exam on the subject BG, by sex; 3) Analyse the validity and technical quality of BG exams; 4) Propose measures to promote success in learning and in the exam on the subject BG. To achieve these objectives, six studies were carried out. Study 1 consists of a descriptive and comparative statistical study centred on the analysis of the evolution of the students' results in the internal and external assessment of the BG subject, according to sex. Studies 2 and 3 are qualitative studies that sought to deepen the perceptions of teachers and students, respectively, in relation to the causes of failure and ways to mitigate it. Interviews were conducted with 15 teachers (7 men and 8 women) and 31 students (15 boys and 16 girls). Study 4 is a quantitative study with a questionnaire applied to 114 teachers (26 men and 88 women). Studies 5 and 6 intended to analyse the validity and technical quality of BG exams, through exam content analysis (5) and through an exploratory study in which 5 teachers solved an exam (1st phase, 2017), under the same conditions than students (6). It appears that boys perform worse than girls, both in internal and external assessment. This investigation shows that the main causes of failure are: the extensive subject syllabus and the high difficulty degree of the subject and the exam. The measures proposed to mitigate this are: the reduction of the subject syllabus and the adequacy of the exam’s difficulty degree to students and to secondary education purposes. The investigation concludes the inadequacy of the national test as an assessment tool, due to the low degree of validity and reliability and, therefore, to remain, it needs to be rethought, proof of this are the better results obtained by students in 2020 with the changes introduced in the exam. It is imperative to think about the real advantages and disadvantages of applying exams in the Portuguese education system. Further studies focused on the causes of failure in boys are needed.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade de Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77124
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Teresa Filipa Ferreira Lopes.pdfTese de Doutoramento6,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID