Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77047

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Olgapor
dc.contributor.advisorAzevedo, António Joaquim Araújo depor
dc.contributor.authorSoares, Maria Inês e Barrospor
dc.date.accessioned2022-04-20T08:08:01Z-
dc.date.available2022-04-20T08:08:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77047-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractAs empresas portuguesas, em particular as pequenas-médias empresas, têm tido cada vez mais a necessidade de crescimento e de expansão dados os rápidos avanços tecnológicos, uma elevada concorrência e grande procura por parte dos consumidores dos seus produtos e serviços. Para tal, as empresas recorrem à internacionalização dos seus serviços, sendo por vezes necessário repensar a estratégia das marcas para que estas se consigam adaptar aos mercados estrangeiros. Como tal, tornase pertinente a investigação do fenómeno da internacionalização, da identidade das empresas/marcas locais e da estratégia digital associada a ambos os conceitos para aceder a novos mercados. O relatório de estágio tem por base um estudo de caso, realizado numa agência de produto digital local portuguesa, e tem como principal objetivo perceber de que forma a decisão de internacionalização de uma agência local poderá ter influência na decisão de rebranding da marca, tendo como base o estudo de caso de uma agência que, para conseguir atingir o seu objetivo de se internacionalizar e adaptar aos mercados no estrangeiro, fez um rebranding completo da sua marca inicialmente estabelecida. O estudo tem como principais objetivos perceber como decorre o processo de internacionalização das empresas e de que forma a estratégia de internacionalização pode ter um papel relevante nas decisões de marca organizacional, especificamente no seu rebranding. Desta forma, exploro como os elementos fundamentais de uma marca mudam durante o processo de rebranding e tento perceber qual a influência do rebranding na construção de um plano digital de comunicação internacional. A recolha de dados partiu da minha observação direta enquanto estagiária da agência, de dados secundários obtidos através das agências parceiras no processo de rebranding e de entrevistas realizadas a um elemento-chave da agência nos processos de internacionalização e rebranding. Os dados recolhidos permitem-me concluir que a decisão de internacionalização e o respetivo processo tiveram uma forte influência na decisão de rebranding da agência deste estudo de caso em específico, que teve de se adaptar aquando da entrada em mercados internacionais.por
dc.description.abstractPortuguese companies, in particular small-medium companies, have increasingly needed growth and expansion due to rapid technological advances, high competition and high consumer demand for their products and services. To this end, companies resort to the internationalization of their services, and it is sometimes necessary to rethink the strategy of brands so that they can adapt to foreign markets. As such, it is important to study the phenomenon of internationalization, the identity of local companies/brands and the digital strategy associated with both concepts to access new markets. This internship report is based on a case study, carried out in a Portuguese local digital product agency, and its main objective is to understand how the decision to internationalize a local agency may influence the decision to rebrand the brand. This case study is based on an agency that, to achieve its goal of internationalizing and adapting to foreign markets, carried out a complete rebranding of its initially established brand. The study's main objectives are to understand how the internationalization process of companies takes place and how the internationalization strategy can play a relevant role in organizational brand decisions, specifically in its rebranding. As such, I explore how the fundamental elements of a brand change during the rebranding process and try to understand the influence of rebranding in the construction of a digital plan for international communication. Data collection was based on my direct observation as an intern at the agency, secondary data obtained from partner agencies in the rebranding process and interviews carried out with a key element of the agency in the internationalization and rebranding processes. The data collected allowed me to conclude that the internationalization decision and the respective process had a strong influence on the agency's decision to rebrand in this case, which had to adapt when entering international markets.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectRebrandingpor
dc.subjectEstratégia digitalpor
dc.subjectPequena-média empresapor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectBrandpor
dc.subjectDigital strategypor
dc.subjectSmall-medium enterprisespor
dc.titleA influência da estratégia de internacionalização no rebranding de uma agência de produto digital local: o caso da Untilepor
dc.title.alternativeThe influence of the internationalization strategy in the rebranding of a digital product local agency: the case of Untilepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202911543por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Inês e Barros Soares.pdfDissertação de mestrado1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID