Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/76521

TitleSuicídio e redes sociais: aproximações ao tema no Facebook, Instagram e YouTube
Author(s)Costa, Pedro Rodrigues
Araújo, Rita Alexandra Manso
Editor(s)Costa, Pedro Rodrigues
Capoano, Edson
Barredo, Daniel
KeywordsSuicídio
Média
YouTube
Facebook
Instagram
Suicide
Issue date11-Mar-2022
PublisherCIESPAL
CitationCosta, P. R., & Araújo, R. (2022). Suicídio e redes sociais. Aproximações ao tema no Facebook, Instagram e YouTube. In P. Costa, E. Capoano & D. Barredo (Eds.), Organizações e movimentos periféricos nas redes digitais iberoamericanas (pp. 183-210). CIESPAL
Abstract(s)O suicídio está no topo das causas de morte no mundo desenvolvido. Vários estudos estabelecem uma relação entre a cobertura mediática do suicídio e o aumento de suicídios e outros entre comportamentos auto-lesivos, tentativas de suicídio e usos de redes digitais. Assim, este estudo visou perceber a presença da palavra “suicídio” no Facebook, no Instagram e no YouTube. Analisando quantitativamente a presença da palavra “suicídio”, escrita em português, nestas três redes sociais, estudamos o modo como o suicídio está presente e quais as associações que estabelece. Concluímos que nos novos media urge investir em estratégias de anulação de possíveis contágios e imitações do fenómeno, promovendo mais o “efeito de Papageno” e menos o “efeito de Werther”.
Suicide is at the top of the causes of death in the developed world. Several studies establish a relationship between media coverage of suicide and the increase in suicides and others between self-injurious behavior, suicide attempts and the use of digital networks. Thus, this study aimed to understand the presence of the word “suicide” on Facebook, Instagram and YouTube. Analyzing quantitatively the presence of the word “suicide”, written in Portuguese, in these three social networks, we studied the way in which suicide is present and which associations it establishes. We conclude that in the new media there is an urgent need to invest in strategies to eliminate possible contagions and imitations of the phenomenon, promoting more the “Papageno effect” and less the “Werther effect”.
El suicidio es una de las principales causas de muerte en el mundo desarrollado. Varios estudios establecen una relación entre la cobertura mediática del suicidio y el aumento de suicidios y otros entre el comportamiento autolesivo, los intentos de suicidio y el uso de redes digitales. Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo comprender la presencia de la palabra “suicidio” en Facebook, Instagram y YouTube. Analizando cuantitativamente la presencia de la palabra “suicidio”, escrita en portugués, en estas tres redes sociales, estudiamos la forma en que el suicidio está presente y qué asociaciones establece. Concluimos que en los nuevos medios existe una necesidad urgente de invertir en estrategias para eliminar posibles contagios e imitaciones del fenómeno, promoviendo más el “efecto Papageno” y menos el “efecto Werther”.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76521
ISBN978-9978-55-209-4
Publisher versionhttps://ediciones.ciespal.org/index.php/ediciones/catalog/view/34/37/236-1
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

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