Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76380

TítuloTreinadores de futebol: o impacto da liderança na cultura organizacional dos clubes
Autor(es)Oliveira, Tiago Vilaça
Orientador(es)Ferreira, Ana Paula
Palavras-chaveCultura
Cultura organizacional
Liderança
Treinador de futebol
Culture
Organizational culture
Football coach
Leadership
Data2021
Resumo(s)Esta dissertação procura entender quais são as perceções dos treinadores sobre a importância da liderança na sua atividade profissional e o papel dos contextos culturais dos clubes de futebol na afirmação dessa liderança. A partir da explicitação dos enquadramentos teóricos sobre liderança e cultura organizacional, o presente trabalho propõe que a liderança dos treinadores é um ponto central para compreender a projeção que tem a atividade futebolística na atualidade. Assume-se que o treinador não é apenas um técnico especializado na tática do jogo, mas desenvolve um papel diferenciador dos clubes e que é ainda mais evidenciado hoje, quando o crescimento das receitas geradas por este desporto e pelos ambientes competitivos, cada vez mais exigentes, torna o mundo do futebol ainda mais contestado. Os estudos sobre liderança constituem um campo bastante amplo das teorias da organização e da gestão destacando o papel dos traços de personalidade dos líderes, bem como dos contextos organizacionais e sociais envolventes a ação dos líderes. Não existindo ainda literatura científica significativa sobre os treinadores de futebol e a liderança, procuramos explorar as perceções dos próprios treinadores sobre o conceito que tem de si mesmo, enquanto líderes, bem como sobre a influência dos contextos culturais e organizacionais em que desenvolvem a atividade. Para contextualizar a informação sobre estas dimensões e entender de forma mais ampla que outros fatores podem contribuir para que um treinador de futebol se assuma e seja assumido como líder, incluímos na investigação a recolha de dados sobre as trajetórias profissionais, bem como as representações sobre o sucesso neste tipo de carreira. A pesquisa que desenvolvemos tem caráter exploratório, qualitativa, destacando-se a análise de conteúdo a entrevistas realizadas com 22 treinadores, cujos percursos profissionais estão ligados ao futebol em clubes de referência, nacionais e internacionais. Os resultados mostram que na diversidade de perfis profissionais existentes, se encontram trajetórias bastante similares; no que diz respeito à vocação para a atividade de treinador e á procura de formação e de desenvolvimento de competências na área da comunicação, sendo bastante saliente e transversal a procura que fazem por clubes de futebol que ofereçam contextos que potenciam a autonomia e a independência do treinador, tanto face aos jogadores, como ao ambiente mediático envolvente.
This dissertation seeks to understand what are the perceptions of coaches about the importance of leadership in their professional activity and the role of cultural contexts of football clubs in affirming this leadership. From the explanation of the theoretical frameworks on leadership and organizational culture, this paper proposes that the leadership of the coaches is a central point to understand the prominence that the football activity has nowadays. It is assumed that the coach is not only a technician who specializes in the game tactics, but also that he/she develops a differentiating role for the clubs, which is even more evident today, when the growth in revenue generated by this sport and the increasingly demanding competitive environments make the world of football even more contested. Studies on leadership constitute a broad field of organizational and management theories, highlighting the role of personality traits in leaders, as well as the organizational and social contexts surrounding the leaders' actions. As there is no significant scientific literature on football coaches and leadership, we sought to explore the coaches' perceptions of their own concept of themselves as leaders, as well as the influence of the cultural and organizational contexts in which they develop their activity. In order to contextualize the information about these dimensions and to understand more broadly what other factors may contribute to a football coach assuming and being assumed as a leader, we included in the research the collection of data about professional trajectories, as well as the representations about success in this type of career. The research we developed has an exploratory, qualitative character, highlighting the content analysis to interviews conducted with 22 coaches, whose professional paths are linked to football in reference clubs, national and international. The results show that in the diversity of existing professional profiles, we can find very similar trajectories, regarding the vocation for the coaching activity and the demand for training and development of skills in the area of communication, being quite prominent and transversal the demand they make for football clubs that offer contexts that enhance the autonomy and independence of the coach, both in relation to the players and to the surrounding media environment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76380
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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