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TítuloA formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular
Outro(s) título(s)Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component
Autor(es)Sarmento, Teresa
Paniago, Rosenilde Nogueira
Nunes, Patrícia Gouvêa
Coelho da Silva, José Luís
Palavras-chaveFormação inicial de professores
Inserção à docência
Prática curricular
Estágio
Data2021
EditoraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
RevistaPro-Posições
CitaçãoPaniago, R., Nunes, P., Sarmento, T., Silva, J. (2021). A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular. Pro-Posições, 32. e-ISSN 1980-6248 https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0011
Resumo(s)Este artigo trata de uma investigação que está sendo realizada no contexto de um Instituto Federal de Educação, cujo objetivo é identificar como ocorre a iniciação à docência nas disciplinas que oferecem a prática como componente curricular (PCC). Neste recorte, será focalizado como se dá o atual modelo de trabalho com as PCC e serão sinalizados alguns caminhos para a articulação destas com a escola de educação básica. Utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos e a recolha de narrativas com licenciandos dos cursos de Química e de Ciências Biológicas. Os resultados iniciais apontaram que as PCC cumprem o disposto na legislação brasileira em relação à carga horária, verificando-se que várias práticas de inserção à docência estão ocorrendo, tais como a construção de modelos, experimentos, jogos e aplicação de aulas práticas. Entretanto, identificam-se fragilidades, sobretudo, no nível da sobrevalorização da formação dos conhecimentos específicos, em detrimento da formação pedagógica para a docência
This article deals with an investigation on the induction to teaching in disciplines that offer the practice as a curricular component (PCC) in the context of a Federal Institute of Education. In this work we focus on the current work model of PCCs, suggesting some possible means to articulate them with basic education. Data consisted of institutional documents and narratives of undergraduate students of Chemistry and Biology. The initial results indicate that the PCCs comply with Brazilian legislation regarding academic load, institutions implemented several significant practices such as the construction of models, experiments, games, and practical classes. However, they also present weaknesses as to the overvaluation of specific knowledge formation to the detriment of teaching training.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75925
DOI10.1590/1980-6248-2019-0011
ISSN0103-7307
e-ISSN1980-6248
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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