Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74658
Título: | Telerreabilitação em crianças com TPAC: um estudo exploratório no Brasil |
Autor(es): | Vendruscolo, Vanissia Cruz-Santos, Anabela Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Telerreabilitação Transtorno do Processamento Auditivo Central Treinamento Auditivo acusticamente controlado Telerehabilitation Central Auditory Processing Disorder Acoustically Controlled Auditory Training |
Data: | 2021 |
Editora: | Atena Editora |
Citação: | Vendruscolo, V., Cruz- Santos, A., & Morgado, J. (2021). Telerreabilitação em crianças com TPAC: Um estudo exploratório no Brasil. In I.C. Sousa (Org.), As ciências da saúde desafiando o status quo: Construir habilidades para vencer barreiras 2 (pp. 183-195 ). Ponta Grossa - PR: Atena Editora. |
Resumo(s): | A telerreabilitação é o método pelo
qual se utilizam tecnologias de comunicação para
prover reabilitação à distância (SPINARDI et al.,
2009), com evidências crescentes de que seus
efeitos levam a desfechos clínicos semelhantes
ou melhores quando comparados às intervenções
convencionais (KAIRY, LEHOUX, VINCENT, &
VISINTIN, 2009). A notória necessidade deste
tipo de abordagem no Brasil é atribuída às
suas dimensões continentais (8.514.215,3Km²)
e distribuição irregular de profissionais
fonoaudiólogos, o que acentua a heterogeneidade
da qualidade e disponibilidade dos serviços
oferecidos (SPINARDI et al., 2009). Com o
avanço da tecnologia de extensa aplicabilidade,
a telerreabilitação pode suprir ou minimizar
as dificuldades em crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC).
Neste estudo, abordaremos a telerreabilitação
implementada a partir de uma aplicação WEB,
para treinamento auditivo síncrono, e as
evidências científicas do treinamento auditivocognitivo integrado, que asseguram as bases
da telerreabilitação proposta pelo sistema. O
conteúdo da plataforma mencionada baseiase na literatura acumulada de neurociência
auditiva e cognitiva a qual apoia a programação
abrangente, incorporando abordagens de baixo
para cima ou “bottom up” (treinamento auditivo)
e de cima para baixo ou “top down” (estratégias
cognitivas, metacognitivas e de linguagem)
(CHERMAK, 2002; CHERMAK & MUSIEK, 2007).
A amostra foi composta de 23 crianças entre 7 e
9 anos de idade, com histórico de dificuldades
escolares, 13 do Grupo I - telerreabilitação e 10
do Grupo II - treinamento auditivo acusticamente
controlado em cabine, em 10 sessões de meia
hora. Os testes utilizados foram Pediatric
Speech Intelligibility (PSI) na condição MCI S/R
-15, e Dicótico de Dígitos, nas habilidades de
integração e separação binaural. Os resultados
evidenciam efetividade do treinamento auditivo
cognitivo através da telerreabilitação e mesma
eficiência do treinamento auditivo realizado em
cabine acústica, de maneira presencial. Telerehabilitation is the method by which communication technologies are used to provide rehabilitation at a distance (SPINARDI et al., 2009), with increasing evidence that its effects lead to similar or better clinical outcomes when compared to conventional interventions (KAIRY, LEHOUX, VINCENT, & VISINTIN, 2009). The notorious need for this type of approach in Brazil is attributed to its continental dimensions (8,514,215.3Km²) and irregular distribution of speech therapists, which accentuates the heterogeneity of the quality and availability of the services offered (SPINARDI et al., 2009). With the advancement of technology with extensive applicability, telerehabilitation can supply or minimize the difficulties in children with Central Auditory Processing Disorder (CAPD). In this study, we will address telerehabilitation implemented from a WEB application, for synchronous auditory training, and the scientific evidence of integrated auditory-cognitive training, which ensure the basis for telerehabilitation proposed by the system. The content of the aforementioned platform is based on the accumulated literature of auditory and cognitive neuroscience which supports comprehensive programming, incorporating bottom-up (auditory training) and topdown approaches (strategies cognitive, metacognitive and language) (CHERMAK, 2002; CHERMAK & MUSIEK, 2007). The sample consisted of 23 children between 7 and 9 years old, with a history of school difficulties, 13 from Group I - telerehabilitation and 10 from Group II - acoustically controlled auditory training in a cabin, in 10 half-hour sessions. The tests used were Pediatric Speech Intelligibility (PSI) in the condition MCI S/R -15, and Dichotic of Digits, in the skills of integration and binaural separation. The results show the effectiveness of the cognitive auditory training through telerehabilitation and the same efficiency of the auditory training performed in an acoustic booth, in person. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74658 |
ISBN: | 978-65-5983-358-0 |
Versão da editora: | https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4324 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atena EDitora 2 TPAC.pdf | 4,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |