Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/74653

Title(Re) desenhando ambientes de aprendizagem histórica: uma proposta de inovação tecnológica e metodológica para os 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Other titles(Re) designing historical learning environments: a proposal for technological and methodological innovation for the 1st and 2nd Cycles of Basic Education
Author(s)Graça, Vânia
Solé, Glória
Ramos, Altina
KeywordsAprendizagem histórica
Inovação metodológica e tecnológica
1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
1st and 2nd Cycles of Basic Education
Historical learning
Methodological and technological innovation
Issue date2021
PublisherAtena Editora
CitationGraça, V., Solé, G., & Ramos, A. (2021). (Re) desenhando ambientes de aprendizagem histórica: uma proposta de inovação tecnológica e metodológica para os 1.o e 2.o Ciclos do Ensino Básico. In A. Silva (Ed.), Educação enquanto fenômeno social: Democracia e emancipação humana (pp. 166–179). Atena Editora. https://doi.org/10.22533/at.ed.52921031113
Abstract(s)Pensar na aprendizagem histórica atualmente, requer a construção de novos ambientes de aprendizagem que rompam com os paradigmas tradicionalistas, de cariz memorístico e repetitivo, e que desenvolvam competências essenciais para o aluno e professor do século XXI. No âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho, apresentamos um projeto que surge da necessidade de uma renovação tecnológica e metodológica na forma como se ensina e se aprende história. Para tal, queremos compreender os contributos das tecnologias digitais, integradas em metodologias de aprendizagem ativa, centradas no paradigma socio construtivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da aprendizagem histórica, pensamento e consciência históricos de alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Utilizamos uma metodologia qualitativa em que se utilizou o estudo de caso múltiplo dado que queremos compreender duas realidades: uma turma de 4.º ano e outra de 6.º ano. A recolha de dados incluiu um inquérito por questionário e focus group aos alunos, entrevistas semiestruturadas aos professores das turmas, observação participante, os trabalhos produzidos pelos alunos e questionários de metacognição. Os dados qualitativos estão a ser analisados através das técnicas de análise da Grounded Theory, apoiado pelo software NVivo. Neste capítulo, apresentamos o desenho do ambiente de aprendizagem histórica subordinado ao tema “A consolidação da identidade nacional com a Batalha de Aljubarrota” desenvolvido na turma 4.º ano de escolaridade. As atividades foram mediadas pelas plataformas Padlet e Google Forms e operacionalizadas pelo modelo da aula-oficina. Os resultados preliminares permitem concluir que o ambiente de aprendizagem histórica aplicado potencia, por um lado, diversas competências históricas essenciais à aprendizagem histórica e digitais e, por outro, conduziu a uma maior motivação, concentração e interação dos alunos no seu processo de aprendizagem histórica, tornando-os elementos mais ativos, críticos e participativos no mesmo.
Thinking about historical learning today requires the construction of new learning environments that break with the traditional paradigms, memoristic and repetitive in nature, and that develop essential skills for the student and teacher of the 21st century. As part of our PhD in Educational Sciences, specializing in Educational Technology, at the University of Minho, we present a project that arises from the need for technological and methodological renewal in the way history is taught and learned. To this end, we want to understand the contributions of digital technologies, integrated in active learning methodologies, centered on the social constructivist paradigm and operationalized in the class-workshop model, to the development of historical learning, historical thought and consciousness of students of the 1st and 2nd cycles of basic education. We used a qualitative methodology in which the multiple case study was used since we want to understand two realities: a 4th grade class and a 6th grade class. The data collection included a questionnaire and focus group survey to the students, semi-structured interviews to the class teachers, participant observation, the works produced by the students, and metacognition questionnaires. The qualitative data is being analyzed using Grounded Theory analysis techniques, supported by NVivo software. In this chapter, we present the design of the historical learning environment subordinated to the theme “The consolidation of national identity with the Battle of Aljubarrota” developed in the 4th grade class. The activities were mediated by the Padlet and Google Forms platforms and operationalized by the model of the class-workshop. The preliminary results allow us to conclude that the historical learning environment applied has enhanced, on the one hand, several historical competences essential to historical and digital learning and, on the other hand, has led to greater motivation, concentration and interaction of the students in their historical learning process, making them more active, critical and participatory elements in it.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74653
e-ISBN978-65-5983-652-9
DOI10.22533/at.ed.52921031113
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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