Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73192

TítuloA aplicação de dispositivos móveis na sala de aula - uma comunidade de prática
Autor(es)Teixeira, Pedro Miguel Silva Costa Afonso
Moura, Cacilda
Simões, Cláudia
Silva, Joaquim Manuel
Tovar, Júlia
Costa, Manuel João
Escadas, Marco
Trigueiros, Paula
Oliveira, Rui Pedro Soares de
Araújo, Sílvia
Data2018
Resumo(s)CNaPPES 201877II.2.1A aplicação de dispositivos móveis na sala de aula - uma comunidade de pratica Pedro Miguel Silva Costa Afonso Teixeira, Escola Medicina Universidade do Minho Cacilda Moura, Departamento de Física/Centro de Física Universidade do Minho Cláudia Simões, Universidade do Minho Joaquim Manuel Silva, Departamento de Gestão Escola de Economia e Gestão Universidade do Minho Júlia Tovar, Departamento de Física Universidade do Minho Manuel João Costa, School of Medicine, University of Minho Marco Escadas, Departamento de Gestão Escola de Economia e Gestão Universidade do Minho Paula Trigueiros, Escola de Arquitetura Universidade do Minho Rui Oliveira, Departamento de Biologia, Universidade do Minho Sílvia Araújo, Universidade do Minho. Os estudantes recorrem frequentemente aos telemóveis em contexto de sala de aula para fins não relacionados com as atividades letivas. O uso destes dispositivos tem sido debatido, existindo já referências `a sındrome de dependência de telemóvel na sala de aula. Este comportamento interfere com o processo de aprendizagem e como desempenho dos estudantes. Em linha com estes estudos, v ́arias universidades americanas implementaram políticas de restrição do uso de telemóveis na sala de aula. Por outro lado, outros estudos reportam melhorias na perceção de aprendizagem, no envolvimento dos estudantes e nos resultados de aprendizagem decorrentes da aplicação didática das tecnologias de informação. Existe alguma evidencia de que o uso de sistemas de respostas interativas (audience response systems; ARS; ex., Poll Everywhere) através da internet e de outras ferramenta sonline tem o potencial de aumentar os níveis de participação e de satisfação dos estudantes com as aulas. Em2017, no âmbito da sua atividade de promoção da inovação no ensino na Universidade do Minho, o CentroIDEA-UMinho promoveu uma formação designada “O uso da internet e dos telemóveis para aumentar a participação na sala de aula”. Pretendeu-se a divulgação e o incentivo à implementação de tecnologias de informação como ferramentas de promoção da participação ativa dos estudantes na sala de aula. Nesta formação, inscreveram-se 29 docentes da UMinho, tendo participado 20 dos inscritos. As áreas cientıficas dos participantes englobaram ciências, engenharia, economia e gestão, design e enfermagem. No inquérito de avaliação da formação, os participantes (n=16) avaliaram globalmente a formação de forma muito positiva, tendo correspondido às expectativas (5,630,62 numa escala de Likert de 1 a 6), e manifestaram a intenção de recomendar as praticas de ensino abordadas na formação a um colega (5,500,63) e de as aplicar nas suas aulas(81% dos respondentes). Estes resultados foram concordantes com o que os formadores haviam percepcionado durante a formação, com o debate construtivo gerado e a forte adesão dos formandos às ferramentas que foram sendo abordadas. No final da formação, foi proposta a criação de uma comunidade de prática de docentes com o objetivo de apoiar a implementação do uso de ferramentas e de estratégias pedagógicas na sala de aula com recursos online. Esta comunidade ́e composta por 10 docentes das áreas científicas de biologia (1), design (1),economia e gestao (3), fIsica (2), linguıstica (1) e medicina (2). Em reuniões iniciais, foram partilhadas as experiencias de ensino de todos os membros, com realce para as dificuldades sentidas na participação ativa dos estudantes nas aulas e para as abordagens que os diferentes docentes implementaram para as contrariar. Numa fase mais avançada, foi acordada a implementação de ARS por parte de todos e o debate em reuniões posteriores do impacto na forma de ensinar e na aprendizagem. Assim, no primeiro semestre do ano letivo de 2017/2018, os docentes desta comunidade de pratica implementaram ARS nas suas aulas, ocorrendo reunioes regulares para debate, partilha das praticas e preparação de um questionário para monitorização da perceção dos estudantes, comum a todos os membros da comunidade. Os questionários foram aplicados online, em unidades curriculares do primeiro semestre de 2017/2018. De um modo geral, o estudo realizado aponta para a continuidade da comunidade de pratica. Esta ideia ́e corroborada pela colaboração emergente entre os membros da comunidade através da partilha de experiencias, informação e orientações pedagógicas. Salientam-se os resultados obtidos ao nível da participação dos docentes na comunidade, o impacto positivo que teve nas suas experiencias em sala de aula e o grau de satisfação dos estudantes. Alguns aspetos são merecedores de reflexão adicional. Por exemplo, a analise do papel da comunidade nas praticas pedagógicas de docentes de diferentes áreas cientıficas e posição na carreira. Aparentemente, o impacto do uso de dispositivos m ́oveis ́e percebido pelos estudantes como sendo positivo. Contudo, importa estudar o efeito que poder ́a ter na aprendizagem e na relação com outras aulas em que não são usados. Os resultados globais e a perceção dos docentes indicam que as comunidades de pratica podem constituir instrumentos de implementação de inovação no ensino nas instituições de ensino superior, ajudando a ultrapassar resistências a alterações no modo de ensinar e permitindo o contınuo aperfeiçoamento da implementação de novos métodos.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73192
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

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