Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72810

TítuloChromatic changes in paintings of Adriano de Sousa Lopes after the removal of aged varnish
Outro(s) título(s)Variações cromáticas em pinturas de Adriano de Sousa Lopes após a remoção de verniz oxidado
Autor(es)Linhares, João M. M.
Cardeira, Liliana
Bailão, Ana
Pastilha, Ruben
Nascimento, S. M. C.
Palavras-chaveColours
Varnish layer
Paintings
Hyperspectral imaging
Spectral analysis
Digital removal
Cores
Camada de verniz
Pinturas
Imagiografia hiperespectral
Análise espectral
Remoção digital
Data1-Mai-2020
EditoraAssociação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP)
RevistaConservar Património
Resumo(s)The ability to digitally remove the varnish layer during the pre-conservation diagnostic of a painting, without any chemical or physical intervention, could be an advantage because it enables the prediction of the outcome of the cleaning procedure of the protective layer and contributes to the treatment proposal. Two paintings from Adriano de Sousa Lopes were investigated by hyperspectral imaging in the visible range, before and after the varnish layer removal. The spectral reflectance was estimated in each case and its comparison used to assess the effect of the varnish layer removal. The simulated paintings with the old varnish layer were compared with those restored, with no varnish, by comparing the chromaticity coordinates and other chromatic descriptors. It was found that considering the effect of the varnish layer of each painting individually produces lower errors than considering the average of the varnish layer across paintings. It was also found that simulating the varnish layer removal without knowing the varnish transmittance produces limited results and that the errors are smaller if the chromatic content is assessed without considering lightness.
A capacidade de remover digitalmente a camada de verniz na fase de diagnóstico de uma pintura, sem qualquer intervenção química ou física, poderá ser uma vantagem, pois permite prever o resultado do procedimento de limpeza da camada de proteção e auxiliar a proposta de tratamento. Duas pinturas de Adriano de Sousa Lopes foram investigadas por imagiografia hiperespectral na zona da luz visível, antes e após a remoção da camada de verniz. A reflectância espectral foi estimada em cada caso e sua comparação utilizada para avaliar o efeito da remoção da camada de verniz. As pinturas simuladas com a camada de verniz envelhecida foram comparadas com a intervencionada, sem verniz, comparando as coordenadas cromáticas e outros descritores cromáticos. Verificou-se que considerando o efeito da camada de verniz de cada pintura individualmente obtêm-se erros mais baixos do que considerando a média da camada de verniz das duas pinturas. Verificou-se também que simular a remoção da camada de verniz sem saber a transmitância do verniz original produz resultados limitados e que os erros são menores se o conteúdo cromático for obtido sem considerar a luminosidade.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72810
DOI10.14568/cp2018064
ISSN1646-043X
e-ISSN2182-9942
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:ASSESSMENT AND ENHANCING VISUAL PERFORMANCE (2018 - ...)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21438-Manuscript-82476-1-10-20201107.pdf
Acesso restrito!
2,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID