Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/72510

TitleA autodireção na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade
Other titlesSelf-direction in Natural Sciences learning: a case study in the 9th grade
La autodirección en el aprendizaje de las Ciencias Naturales: un estudio de caso en el 9º grado
Author(s)Coelho da Silva, José Luís
Soares, Joana
Mendes, Lídia Estevez
KeywordsEducação em Ciências
Autonomia
Negociação pedagógica
Percursos de aprendizagem
Science Education
Autonomy
Pedagogical negotiation
Learning pathways
Enseñanza de las Ciencias
Negociación pedagógica
Itinerarios de aprendizaje
Issue date28-Apr-2021
PublisherAssociação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC)
JournalAPEduC Revista: Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia
CitationCoelho da Silva, J. L., Soares, J., & Mendes, L. E. (2021). A autodireção na aprendizagem de Ciências Naturais: Um estudo de caso no 9º ano de escolaridade. APEduC Revista, Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, 2(1), 12-30.
Abstract(s)O desenvolvimento da autonomia do aluno como uma finalidade da educação em Ciências, em articulação com um paradigma epistemológico-pedagógico de cariz socioconstrutivista pode ser conseguido através do desenvolvimento da autodireção do aluno, envolvendo-o na estruturação e condução do processo de aprendizagem. É neste âmbito que se procedeu à conceção, implementação e avaliação de uma estratégia pedagógica na disciplina de Ciências Naturais do 9º ano de escolaridade. Caracteriza-se, globalmente, pela transferência progressiva da responsabilidade da estruturação e condução do processo de aprendizagem do professor para os alunos. Uma avaliação da intervenção pedagógica permite evidenciar o impacto no envolvimento e na motivação dos alunos no processo de aprendizagem, mas assinalar, também, dificuldades sentidas pelos alunos na seleção e estruturação das atividades a adotar para a aprendizagem.
The development of students’ autonomy as a purpose of science education, in conjunction with an epistemological-pedagogical paradigm of socioconstructivist nature can be achieved through the development of students’ self-direction, involving them in structuring and conducting the learning process. It is in this context that we designed, implementated and evaluated a pedagogical strategy in the context of the discipline of Natural Sciences in the 9th grade. It is characterised, globally, by the progressive transfer of responsibility for the structuring and conduction of the learning process from the teacher to the students. An evaluation of the pedagogical intervention highlights the impact on students’ engagement and motivation in the learning process, but also points out difficulties experienced by students in selecting and structuring the activities to be adopted for learning.
El desarrollo de la autonomía del alumno como propósito de la enseñanza de las ciencias, en conjunción con un paradigma epistemológico-pedagógico de carácter socioconstructivista puede lograrse a través del desarrollo de la autodirección del alumno, involucrándolo en la estructuración y conducción del proceso de aprendizaje. Es en este contexto que se procedió al diseño, implementación y evaluación de una estrategia pedagógica en la asignatura de Ciencias Naturales en el 9º grado. Se caracteriza, de forma global, por una transferencia progresiva de la responsabilidad de la estructuración y conducción del proceso de aprendizaje del profesor para los alumnos. La evaluación de la intervención pedagógica pone de manifiesto el impacto en el compromiso y la motivación de los estudiantes en el proceso de aprendizaje, pero también señala las dificultades experimentadas por los estudiantes a la hora de seleccionar y estructurar las actividades a adoptar para el aprendizaje.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72510
e-ISSN2184-7436
Publisher versionhttps://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/176
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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