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TitleComportamento mecânico de misturas asfálticas de graduação descontínua (gap graded)
Author(s)Neto, Silvrano Adonias Dantas
Farias, Márcio Muniz de
Pais, Jorge C.
Issue date2006
CitationENCONTRO DE ASFALTO, 18, Rio de Janeiro, Brasil, 2006 – “Anais do 18º Encontro de Asfalto.” [S.l. : Instituto de Petróleo e Gás, 2006].
Abstract(s)O comportamento dos pavimentos flexíveis depende de vários fatores, dentre os quais, pode-se citar as características das misturas asfálticas empregadas nas camadas de revestimento. Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo comparativo entre uma mistura asfáltica com granulometria contínua, enquadrada na faixa C do DNER, e uma mistura de graduação descontínua. Para a confecção destas misturas foi empregado um ligante asfáltico convencional classificado por penetração como CAP 50/70 e agregados minerais provenientes de rocha granítica. Para o desenvolvimento deste estudo comparativo, as misturas asfálticas foram submetidas a ensaios de resistência à tração, módulo resiliente, fadiga e resistência às deformações permanentes. Os resultados mostraram que não foram observadas diferenças significativas para a resistência à tração por compressão diametral e módulo resiliente das misturas de graduação contínua e descontínua. Para a vida de fadiga e a resistência às deformações permanentes, a mistura com graduação descontinua apresentou um comportamento superior ao da mistura com graduação contínua. Os resultados apresentados neste trabalho permitem deduzir que é possível o emprego de uma mistura com melhores características de macro-rugosidade, aumentando assim o atrito pneu-pavimento, e consequentemente as condições de segurança de rolamento das rodovias, sem que ocorram prejuízos em termos de desempenho mecânico.
The behavior of the flexible pavements depends on several factors, such as, the characteristics of asphalt hot mixes employed in their surface courses. The aim of this paper is to present a comparative study between a dense graded mix, defined as gradation envelope C of DNER ES-313/97, and a gap graded asphalt hot mixes. In this study, a straight asphalt binder classified by penetration as AC 50/70 and mineral aggregates obtained from granite stone were used. The mechanical properties of asphalt hot mixes studied were determined by tensile strength, resiliente modulus, fatigue life and permanent deformation tests. The results obtained showed that no significant difference between the tension strength and resiliente modulus of gap and dense graded asphalt mixtures was observed. With respect to fatigue life and permanent deformations, the gap graded mixes behaved better than the dense graded mixes. The results presented in this paper show that is possible to use gap graded asphalt mixtures in substitution to dense graded mixes without loss in mechanical properties, and with additional advantage of increasing tire-pavement friction and consequently of the skid resistance of pavements.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7248
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-VC - Comunicações a Conferências Nacionais

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