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TítuloDesenvolvimento de produtos vegetarianos numa indústria alimentar
Autor(es)Lemos, Maria Beatriz Mendes
Orientador(es)Teixeira, J. A.
Palavras-chaveDesenvolvimento
Inovação
Qualidade
Segurança
Vegetarianismo
Development
Innovation
Quality
Safety
Vegetarianism
Data2020
Resumo(s)Num mercado cada vez mais global e competitivo, a inovação e o desenvolvimento de novos produtos são fatores essenciais no desenvolvimento económico e uma vantagem competitiva para as empresas. Uma vez que os mercados estão em constante mudança, esses processos são vitais na sobrevivência das indústrias alimentares. Segundo a Associação Vegetariana Portuguesa, o mercado de alimentação vegetariana e vegana (setor da restauração e setor de retalho lojista) em Portugal aumentou 514% nos últimos 10 anos (2008-2018). Esse aumento significativo do número de vegetarianos/veganos deve-se especialmente pela preocupação com a saúde, com o meio ambiente e bem-estar animal e levou, consequentemente, a um crescimento do número de produtos que visam atingir esse nicho de mercado. Os produtos à base carne são típicos na cultura Portuguesa e a empresa, uma indústria de carne de suíno, pretendeu inovar e apostar na diferenciação, e desenvolver uma linha de produtos vegetarianos com o objetivo de alcançar estes novos mercados, sem fugir à tradição Portuguesa. Estes devem assegurar as necessidades dos consumidores, garantir a sua segurança e a qualidade e serem economicamente viáveis para a empresa. Esta dissertação consiste num relatório de desenvolvimento de um produto vegetariano.
On a evermore competitive and global market, innovation and new product development are key for economic development and competitive advantage for companies. Since markets are constantly changing, these processes are vital to the survival of the food industries. According to the Portuguese Vegetarian Association, the market for vegetarian and vegan food (catering sector and retail store sector) in Portugal increased by 514% in the last 10 years (2008-2018). This significant increase in the number of vegetarians/vegans is mainly due to the concern for health, the environment and animal welfare and has consequently led to an increase in the number of products that aim to reach this market niche. Meat products are typical of Portuguese culture and the company, a pork meat industry, intended to innovate and invest in differentiation, and develop a line of vegetarian products that aim of reaching these new markets, without going away from the Portuguese tradition. These must ensure the needs of consumers, guarantee their safety and quality and be economically viable for the company. This dissertation consists of a report on the development of a vegetarian product.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72423
AcessoAcesso embargado (3 Anos)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CEB - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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Tese final_pg39001.pdf
  Até 2026-01-01
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