Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72312

TítuloAnálise de causas de quebra de garrafas de vidro e otimização da estabilidade de paletização
Autor(es)Silva, Ana Rita Fernandes
Orientador(es)Machado, A. V.
Pinheiro, Ana Bela
Palavras-chaveAnálise de causas
Quebras
Garrafas de vidro
Paletes
Análise fratográfica
Estabilidade de paletização
Cause analysis
Breaks
Glass bottle
Pallets
Fracture diagnosis
Palletizing stability
Data2016
Resumo(s)Neste projeto realizaram-se dois estudos distintos. O primeiro relacionado com a utilização de ferramentas da qualidade, onde se procurou encontrar a(s) causa(s) para a quebra de garrafas de vidro em palete de produto acabado e o segundo onde se procedeu ao desenvolvimento e implementação do método de trabalho para o equipamento de teste da estabilidade da paletização. Com este projeto, pretendeu-se reduzir o número de incidências de quebra de garrafas e de paletes tombadas, diminuir custos, garantir a excelência dos produtos Unicer no cliente e maior rentabilidade dos processos. No primeiro tema explorado “Análise de Causas de Quebra de Garrafas de Vidro” procedeuse à análise do fenómeno para encontrar a percentagem de incidências de paletes com quebra que saíam para o mercado. A partir de vários estudos foi possível identificar as possíveis causas para a situação atual, posteriormente organizadas num Diagrama de Causa-Efeito. Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações com o objetivo de reduzir as quebras. Com as ações conseguiu-se destacar que as variáveis mais críticas se encontravam na linha de enchimento e, desta forma, aplicaram-se ações de melhoria com a alteração destas variáveis. Após verificação de melhoria constatou-se uma redução do número de incidências em 11%. No segundo tema “Otimização da Estabilidade de Paletização” realizou-se um estudo teórico sobre o transporte rodoviário de cargas, recorrendo à informação disponibilizada pela Comissão Europeia e a normas internacionais ISO.Com base nos conhecimentos adquiridos encontraramse os parâmetros com influência direta na estabilidade da paletização. Isto permitiu o desenvolvimento dos critérios de avaliação e a definição da gama de frequências vibracionais a que a carga está sujeita no transporte rodoviário, aplicadas no método desenvolvido a partir da norma ISO2247. No final, foi realizado um teste de ensaio para validação ou reformulação deste. O teste teve como objetivo a redução do número de rejeições em armazém com vista na melhoria da estabilidade no transporte. Para tal, procedeu-se ao estudo da avaliação da estabilidade e sua otimização, utilizando a matriz original e três propostas: matriz cruzada, matriz em coluna e matriz em coluna com intercalar. Por avaliação por comparação e, respeitando as condições de paletização em linha concluiu-se que a melhor matriz foi a em coluna.
This report was focused on two studies. The first one was related with the application of the quality tools where was searched to find the causes for broken glass bottle in finish product pallets. The second theme was proceeded to develop and implement a working method for the test equipment for stability of palletizing. This project was intended to reduce the number of broken glass bottles and tumble pallets, associated costs, guarantee the excellence quality of Unicer products at the costumer and higher profitability of processes. In the first theme called “Cause Analysis for Brocken Glass Bottles” was inspected the phenomenon in order to find the percentage of pallets with broken bottles. From the connection among the position of trays with broken bottle and the direction of pallets, it was possible to find possible causes for the current situation which was organized in a Cause – Effect Diagram. This was the starting point for the development of several actions in order to reduce de number of incidences. From these actions it was possible to highlight that the most critical variables was found in the bottle filling line. Thus, it was applied improvement actions to change these variables. After checking the improvement, it was evidenced a reduction of the incidences of 11%. In the second theme “Optimization of Palletizing Stability” it was did a theoretical study about cargo securing for road transport, using information provided by the European Commission and international standards. Based on acquired knowledge it was possible find the parameters that have direct influence on palletizing stability. This allowed the development of evaluation criteria and the definition of the range vibrational frequencies to which the load is subject during road transport, applied on the test method developed from the ISO2247 standard. In the end, was conducted a test for validation or redesign the method. The test had as interest the reduction of the number of rejections in warehouse and at the same time the improvement of their stability. To do this, it was preceded to the study of stability evaluation and its optimization, using the original matrix and three proposals: cross-matrix, column matrix and column matrix with interlayers. The evaluation was did in comparison among the original and, respecting the palletizing line condition, it was concluded that the best matrix was in column.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72312
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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