Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/72076

TitleO abandono de estudantes do Ensino Superior: Estudo de variáveis pessoais e contextuais
Other titlesThe dropout of Higher Education students: Study of personal and contextual variables
Author(s)Pinto, Joana Ribeiro Casanova
Advisor(s)Almeida, Leandro S.
Gutiérrez, Ana Belén Bernardo
KeywordsAbandono
Ensino Superior
Estudantes do 1º ano
Permanência
Sucesso académico
Academic Success
Dropout
Higher Education
1st year students
Permanence
Issue date23-Feb-2020
Abstract(s)As taxas de abandono do Ensino Superior em Portugal, sobretudo no 1.º ano, são expressivas e afastam-se dos objetivos nacionais e europeus de aumento das qualificações da população. O abandono é multideterminado e decorre de um processo de desvinculação académica progressiva, sendo o estudo do de variáveis pessoais e variáveis contextuais relevante para a sinalização e intervenção atempada junto de estudantes em risco de insucesso e abandono. A recolha de dados foi realizada em articulação com o ObservatoriUM - Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da Universidade do Minho ao longo do ano letivo 2016/2017. Recorrendo a uma metodologia mista, analisa-se o impacto de variáveis pessoais e contextuais no risco e na concretização do abandono. O estudo considerou a recolha de informação: no início do ano, entre as 6 e as 8 semanas na instituição, após os 1.º e 2.º semestres e no início do ano letivo seguinte. Realizaram-se entrevistas telefónicas e presenciais com estudantes em situação de abandono. A tese apresenta-se por compilação de artigos científicos enquadrados por um capítulo introdutório e uma conclusão, sendo eles: 1) “Abandono no Ensino Superior: Modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção” apresenta o conceito, os modelos teóricos e as evidências empíricas; 2) “Factors that determine the persistence and dropout of university students” analisa o poder preditivo de variáveis pessoais, familiares, do desempenho académico, no abandono; 3) “Abandono no Ensino Superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono”, analisa o impacto de variáveis pessoais e as perceções de autoeficácia na intenção de abandono; 4) “Dimensionality and reliability of a screening instrument for students at risk of dropping out from Higher Education” analisa um instrumento de screening de risco de abandono que integra três escalas: exaustão académica, satisfação com a educação e intenção de abandono; e, 5) “University dropout in Engineering: motives and student trajectories” (em processo de revisão cega por pares), analisa as razões do abandono de estudantes do 1.º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam para a natureza complexa e multideterminada do abandono na convergência de variáveis pessoais e contextuais, destacando ainda a natureza processual e gradual da decisão de abandono. Destacam-se os efeitos diretos e indiretos do rendimento académico, das opções vocacionais, da autoeficácia, da satisfação, da exaustão emocional e intenção de abandono na decisão de abandonar e no abandono efetivo por parte dos estudantes. Estes resultados sugerem a necessidade da identificação precoce a monitorização sistemática do fenómeno em cada contexto académico, assim como a implementação de estratégias e políticas institucionais preventivas do fenómeno do abandono.
The dropout rates of Higher Education in Portugal, especially in the 1st year, are expressive and deviate from the national and European objectives of increasing the population's qualifications. Dropout is multidetermined and results from a process of progressive academic disengagement, with the study of personal variables and contextual variables being relevant to the signaling and timely intervention with students at risk of failure and dropout. Data collection was carried out in conjunction with ObservatoriUM - Observatory of the Academic Paths of Students at the University of Minho throughout the academic year 2016/2017. Using a mixed methodology, the impact of personal and contextual variables on risk and the realization of dropout is analyzed. The study considered the collection of information: at the beginning of the year, between 6 and 8 weeks in the institution, after the 1st and 2nd semesters and at the beginning of the following academic year. Telephone and face-to-face interviews were conducted with students in a situation of dropout. The thesis is presented by compiling scientific articles framed by an introductory chapter and a conclusion, which are: 1) “Dropout in Higher Education: Theoretical models, empirical evidence and intervention measures” presents the concept, theoretical models and evidence empirical; 2) “Factors that determine the persistence and dropout of university students” analyzes the predictive power of personal, family variables, academic performance, in dropout; 3) "Dropout in Higher Education: Impact of self-efficacy on the intention to abandon", analyzes the impact of personal variables and the perceptions of self-efficacy on the intention to abandon; 4) “Dimensionality and reliability of a screening instrument for students at risk of dropping out from Higher Education” analyzes an dropout risk screening instrument that integrates three scales: academic exhaustion, satisfaction with education and intention to drop out; and, 5) “University dropout in Engineering: motives and student trajectories” (in the process of blind peer review), analyzes the reasons for the dropout of 1st year students of engineering courses. The results point to the complex and multidetermined nature of dropout in the convergence of personal and contextual variables, highlighting also the procedural and gradual nature of the dropout decision. The direct and indirect effects of academic performance, vocational options, self-efficacy, satisfaction, emotional exhaustion and intention to abandon in the decision to abandon and effective dropout by students are highlighted. These results suggest the need for early identification and systematic monitoring of the phenomenon in each academic context, as well as the implementation of institutional strategies and policies to prevent the phenomenon of dropout.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Psicologia da Educação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/72076
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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