Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6979

TítuloDesign funcional de vestuário interior
Autor(es)Soutinho, Hélder Filipe Cunha
Orientador(es)Fangueiro, Raúl
Data4-Out-2006
Resumo(s)Actualmente, a competitividade do sector têxtil é determinada essencialmente pela capacidade de compreender e reagir às necessidades dos seus clientes. Neste contexto, pode-se afirmar que a indústria têxtil se encontra no meio de uma segunda revolução industrial, que assume proporções globais. Assim, o aparecimento das chamadas fibras funcionais tem contribuído decisivamente para o estabelecimento de novas fronteiras de utilização dos produtos têxteis. A incorporação deste tipo de fibras converteu produtos extremamente banais em artigos de elevado conteúdo tecnológico, com alto desempenhos em diversas situações, de maior ou menor risco, de maior ou menor desconforto. O segmento do vestuário interior, tal como todos os outros do sector têxtil, apresenta-se cada vez mais competitivo e agressivo, com as marcas, fabricantes e retalhistas a disputarem as preferências dos consumidores. Neste âmbito, verifica-se por parte do consumidor, cada vez mais exigente, uma crescente procura de bem-estar, conforto, funcionalidade e segurança. Este tipo de vestuário, por estar em contacto directo com a pele, desempenha um papel importante no bem-estar do seu utilizador durante as suas múltiplas actividades. No processo de interacção entre a pele e o vestuário interior desenvolvem-se humidades, secreções, micoses, etc., que podem ser obviadas, total ou parcialmente, pela utilização de fibras com desempenho adequado às necessidades da parte do corpo com a qual se encontra em contacto. Para além disso, como o custo dessas fibras é substancialmente superior, relativamente às fibras convencionais, como o algodão, convém que a sua utilização seja racionalizada, isto é, a quantidade a utilizar deverá ser o mínimo possível para garantir o desempenho. No âmbito da estratégia de desenvolvimento global, surge ainda a necessidade de enquadrar este tipo de produtos em nichos de mercado adequados e de conseguir definir uma estratégia que motive os consumidores a adquiri-los. Este trabalho teve como objectivo principal o estabelecimento de uma estratégia global de concepção e desenvolvimento de vestuário interior multifuncional recorrendo à nova geração de fibras têxteis. A utilização deste tipo de fibras proporcionou a obtenção de peças de vestuário interior capazes de desenvolver funções adicionais, para além das desenvolvidas pelas fibras convencionalmente utilizadas neste tipo de aplicações. O trabalho desenvolvido iniciou-se com um estudo sobre a funcionalidade de diferentes materiais fibrosos funcionais, incluindo fibras e estruturas em malhas de trama, no sentido de avaliar o seu real desempenho e tendo em vista a sua aplicação no vestuário em causa. Assim, foram seleccionadas três tipos de funcionalidades como sendo relevantes para o vestuário interior: bioactividade, termoregulação e controlo de humidade. Sobre os materiais contendo as fibras com estas funcionalidades foram realizados ensaios onde se efectuou uma avaliação do seu desempenho em termos das suas propriedades dimensionais, bioactividade, regulação da temperatura e regulação da humidade, e dos parâmetros relativos ao conforto, nomeadamente, propriedades térmicas e permeabilidades ao ar e ao vapor de água. Numa segunda fase, e tendo em conta a pesquisa bibliográfica e a avaliação do desempenho realizada, fez-se a concepção e desenvolvimento dos protótipos, tendo igualmente em consideração o conceito de “patchwork”, onde as fibras foram distribuídas, em cada um deles, de acordo com as necessidades da área do corpo com a qual estaria em contacto. Assim, foi desenvolvida uma colecção de vestuário interior multifuncional a partir da tecnologia seamless que permitiu distribuir as fibras de acordo com o design proposto e simultaneamente poupar em operações adicionais, corte e costura, e em materiais. Por fim, tendo em conta as características dos produtos desenvolvidos e os mercados para os quais eles se orientam, desenvolveu-se uma estratégia global de marketing para comercialização dos produtos.
Currently, the competitiveness of the textile sector is essentially determined by the capacity to understand and react to the needs of its customers. In this context, one may say the textile industry is in the way of a second industrial revolution, assuming global proportions. Thus, the appearance of the so called functional fibres has contributed decisively for the establishment of new borders for the use of textile products. The incorporation of this type of fibres has converted commodities into articles with great technological content and with high performance, in various situations of risk and discomfort. The underwear segment, as all the others of the textile sector, is everyday more competitive and aggressive, with the trade marks, manufacturers and retailers the consumer’s preferences. Consumers are increasing daily the demand for well-being, comfort, functionality and security. Due to be in direct contact with the skin, this type of clothes, plays an important role in the well-being of its user during its multiple activities. The moisture, secretions, mycoses, etc., that are developed in the process of interaction between the skin and the underwear, can be avoided, total or partially, by using fibers with suitable performance for the needs of each body area. Moreover, as the cost of these types of fibres is substantially higher, when comparing with conventional fibres, as cotton, it is better to use them in a rational way - the minimum amount to ensure the performance. In the scope of a global development strategy, it is required to fit this type of products in adequate market niches and to define a suitable strategy to motivate persons to consume. The aim of this work is to establish a global conception and development strategy for multifunctional underwear using the new generation of textile fibres. The use of this type of fibres has provided the development of an underwear garment collection based on functional fibres. The work developed within this project has started with a study on the functionality of different functional fibrous materials, including fibres and weft-knitted structure. This study has been undertaken to evaluate the real performance of the functional fibers selected taking into consideration the application envisaged. Three types of functionalities have been considered to be important for underwear garment, these are: bioactivity, temperature control and moisture control. Testing has been undertaken on the materials containing fibers with these types of functionalities, including dimensional properties, bioactivity, thermal regulation, moisture regulation, thermal properties and water vapour and air permeabilities. In a second step, considering the literature survey and the performance evaluation realized, prototypes have been designed based on the patchwork technique. Functional fibers have been distributed according to the needs of the body where the piece will be used. A multifunctional underwear garment collection has been developed based on the seamless technology that has permitted to distribute the fibers according to the proposed design and, simultaneously, to save in additional operations, such as sewing and stitching, and materials. Lastly, considering the properties of the products developed and the niche markets selected, sport and health-care, a global marketing strategy has been developed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Design e Marketing
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6979
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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