Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6929

TítuloRepresentação pictórica em papel e no paint: análise comparativa dos desenhos realizados por crianças de 5-6 anos
Autor(es)Gonçalves, Susana Paula da Silva Martins Fernandes
Orientador(es)Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Data9-Out-2006
Resumo(s)Desenhar faz parte do quotidiano de qualquer criança. Na actual Sociedade da Informação, o computador deve ser usado pelos mais pequenos, podendo desempenhar um papel significativo na diversificação das actividades e técnicas quer de desenho e/ou pintura quer ao nível da representação gráfica. No entanto, desenhar no computador não é fácil. Que dificuldades e facilidades são experimentadas pelas crianças quando desenham em papel e no programa de desenho Paint? Para responder à questão da investigação foi realizado um estudo descritivo, que teve como objectivos: (i) analisar comparativamente os desenhos que os sujeitos realizam em função de um modelo proposto, quer no computador quer na folha de papel; (ii) atentar na reacção dos sujeitos face à realização dos desenhos nos dois suportes; (iii) identificar as dificuldades e facilidades experimentadas pelos sujeitos na reprodução dos modelos no papel e no Paint; (iv) verificar se a ordem de utilização do suporte tem implicação na realização do desenho; (v) medir o tempo despendido na realização de cada desenho nos dois suportes. A amostra integrou 8 sujeitos do escalão etário dos 5-6 anos. O estudo dividiu-se em três fases: (I) introdução ao computador e ao programa de desenho Paint, (II) sessões livres de habituação ao Paint e (III) sessões temáticas que implicavam a réplica de sete modelos de desenho no computador e em papel. Para esta investigação foram construídos quatro instrumentos de recolha de dados: Questionário de Identificação, Grelha de Observação das Sessões Livres, Grelha de Observação das Sessões Temáticas e ainda Grelha de Avaliação dos Desenhos. A Grelha de Avaliação dos desenhos integrou quatro parâmetros: forma, cor, tamanho e localização. Os resultados mais elevados foram obtidos nos desenhos realizados em suporte papel. Dos quatro parâmetros considerados na avaliação dos desenhos, constatou-se que foi na cor e na localização que os desenhos obtiveram melhores resultados nos dois suportes, seguindo-se o tamanho e, por último, a forma. Uma das grandes dificuldades que os sujeitos tiveram a desenhar no computador consistiu no manuseamento do rato, que foi melhorando ao longo das sessões. Por sua vez, aprenderam facilmente a usar as ferramentas do Paint e preferiam pintar grandes superfícies no computador, usando a lata de tinta. No entanto, evitavam pintá-las no papel, porque se cansavam. Os sujeitos demonstraram sensibilidade crítica perante o trabalho feito e gostavam de ter o feedback da investigadora, durante a realização dos desenhos. Verificámos que a ordem de execução dos desenhos é relevante no suporte papel, sendo a segunda execução sempre melhor. No geral, a reprodução dos sete modelos nos dois suportes foi mais morosa no computador.
Drawing is part of the daily activity of any child. In the Society of the Information, the use of computer by young children may have a significant role in the diversification of their activities and techniques when drawing or painting. The study described in this dissertation address the following research question: What difficulties are experienced by the children when they draw in paper and in Paint? To answer this question a descriptive study was carried out with the following objectives: (i) to compare the drawings made in the computer and made in the paper; (ii) to characterise the children reactions facing the execution of the drawings in the two supports; (iii) to identify the difficulties experienced by the children when reproducing the models in paper and in Paint; (iv) to verify if the order of use of the support has implication in the accomplishment of the drawing; (v) to measure the time expended in the accomplishment of each drawing in the two supports. The sample integrated 8 children aged between 5 to 6 years old. The study was divided in three phases: (I) introduction to the computer and to the Paint, (II) Paint training sessions (III) thematic sessions that involved drawing seven models in Paint and in paper. For this study four instruments had been developed: an Identification Questionnaire, an Observation Grid for the training sessions, an Observation Grid for the thematic sessions and an Observation Grid of Assessment for the Drawings. This grid integrated four parameters: shape, colour, size and layout. The paper drawings had the highest results. Of the four parameters considered in the assessment of the drawings, the colour and the layout were those with better results in the two supports, followed by the size and, finally, the shape. One of the children biggest difficulties when drawing in the computer was the usage of the mouse, which improved throughout the sessions. They had easily learned to use the Paint tools. They preferred to paint great surfaces in the computer because they had learned to use the “ink paint” icon. However, when drawing in paper the children complained when they had to paint great surfaces. They had demonstrated critical sensitivity to the work done and were receptive to the feedback of the researcher, during the execution of the drawings. We verified that the execution order is relevant when using the paper, being the second execution always better than the first one. In general, the reproduction of the seven models in the two supports was longer in the computer than in paper.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6929
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese final.pdf2,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID