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TítuloDesenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma gallery walk
Autor(es)Mascarenhas, Daniela
Sousa, Fátima
Martinho, Maria Helena
Maia, João Sampaio
Palavras-chaveSentido de número
Gallery walk
Representações gráficas
1.º ano de escolaridade
Sense of number
Gallerywalk
Graphic representations
1st grade
Data2020
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Centro de Investigação e Inovação em Educação
RevistaSensos-e
CitaçãoMascaranhas, D., Sousa, F. , Martinho, M. H., & Maia, J. S. (2020). Desenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma gallery walk. Sensos-e, 7(2), 31-39. http://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3553
Resumo(s)Neste artigo, apresentamos um trabalho desenvolvido por crianças do 1.º ano de escolaridade, centrado numa gallery walk, com o objetivo de promover o desenvolvimento do sentido de número e da resolução de problemas, potenciando a autonomia dessas. Esta técnica permite que as crianças resolvam tarefas, em grupo, exibam os seus registos como se estivessem numa galeria de arte, podendo mesmo exporem-se os trabalhos dentro ou fora da sala de aula (Fosnot & Dolk, 2002). Seguindo uma metodologia qualitativa, de natureza interpretativa, o estudo desenvolveu-se em três sessões, cada uma com 90 minutos de duração, com 20 crianças de um colégio do distrito do Porto. Os dados foram recolhidos através de observação participante, notas de campo e registos fotográficos das representações gráficas de números feitas pelas crianças. Os dados recolhidos permitiram verificar uma maior motivação e envolvimento na execução das tarefas por parte das crianças, não só por trabalharem de forma colaborativa, como também pelo facto de se ter proporcionado um ambiente onde estas tiveram liberdade de movimento. Todas as crianças mobilizaram saberes e consolidaram conhecimentos, ao nível dos conceitos numéricos e suas representações gráficas, para além de terem desenvolvido a comunicação oral, o pensamento crítico e a autonomia.
In this article, we present a work made by 1st grade children, focused on a gallery walk, with the aim to develop the sense of number and problem-solving capacity, promoting autonomy in these children. This technique allows children to solve a task, as a group, display their records as if they were in an art gallery, and even expose works in or outside the classroom (Fosnot & Dolk, 2002). Following a qualitative methodology of interpretative nature, the study was developed in three sessions, 90 minutes long each, with 20 children from a private school in Porto district. Data were collected through participant observation, field notes and photographic records of graphic representations made by children. The data collected showed us greater motivation and involvement in the children's tasks, not only because they worked collaboratively, but also because it provided an environment with movement freedom. All children mobilized and consolidated numeric concepts and graphic representations, and, also, improved oral communication, critical thinking and autonomy.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69112
DOI10.34630/sensose.v7i2.3553
ISSN2183-1432
Versão da editorahttps://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3553
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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