Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/69081

TitleRelatório do 6.º Fórum GDI
Other titlesRelatório do 6.ª Fórum de Gestão de Dados de Investigação
Author(s)Príncipe, Pedro
Moura, Paula
Pereira, Filipa
KeywordsGestão de Dados de Investigação
Ciência Aberta
Dados abertos
Acesso Aberto
Issue date2020
Abstract(s)O documento que aqui se apresenta tem como objetivo reunir toda a informação relevante e de avaliação do 6.º Fórum de Gestão de Dados de Investigação: Infraestruturas do Roteiro Nacional, que este ano, dada a situação pandémica que vivemos (COVID-19), aconteceu em formato virtual, via Colibri, um serviço disponibilizado pela FCT que funciona sobre a plataforma Zoom. O 6º Fórum GDI foi organizado pela Universidade do Minho, e pela FCT-Computação Científica Nacional. Acima de tudo, este evento pretende congregar e dinamizar a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação com o intuito de desenvolver competências técnicas e capitalizar saberes e práticas. O 6.º Fórum além da particularidade de ter acontecido exclusivamente online, assumiu-se também pelo foco temático, inteiramente dedicado às Infraestruturas de Ciência e tecnologia nacionais, especificamente as do Roteiro, ideia que já vinha sendo alimentada, desde as primeiras edições deste evento, mas que só agora vê a luz do dia. Pretendeu-se assim reforçar o alinhamento nacional consentâneo com as iniciativas internacionais nesta área. Adicionalmente, no início deste ano, realizou-se um inquérito dirigido aos gestores das infraestruturas do Roteiro, com o propósito de reunir informação sobre as iniciativas de gestão de dados e serviços. O 6.º Fórum foi a janela de oportunidade para partilha dos resultados junto da comunidade. Assim, a realização do Fórum Gestão de Dados de Investigação para Infraestruturas teve como principais objetivos: Obter e partilhar uma visão abrangente do estado da maturidade na gestão dos dados de investigação nas infraestruturas do Roteiro, nomeadamente através da partilha dos resultados do inquérito realizado e de testemunhos relevantes em cada área; Informar os gestores de infraestruturas do roteiro sobre iniciativas nacionais e internacionais de relevo para as suas atividades, nomeadamente: EOSC, FAIR, OpenAIRE, RDA-pt, PTCRIS/FREYA; Dar a conhecer a estratégia nacional para a área de gestão de dados de investigação; Incentivar a troca de experiências e boas práticas entre os vários participantes reforçando o potencial do desenvolvimento de uma comunidade prática, de profissionais de suporte à gestão de dados; Dar a oportunidade a gestores de infraestruturas de apresentarem e partilharem os serviços por eles disponibilizados indicando, em particular, os que tratam o ciclo de gestão de dados. Pela primeira vez conseguimos alcançar um número considerável da comunidade de investigadores presente no Fórum, cerca de 31% dos participantes, de acordo com as respostas ao nosso inquérito (apenas 40% do total de participantes responderam). De igual forma a transversalidade das áreas neste domínio (gestão de ciência, de laboratório, de infraestruturas, de repositórios, de projetos, etc.) também cresceu, passando a representar cerca de 35% do total. Foi sem dúvida o Fórum mais participado, com 296 participantes, nos dois dias, representando assim, cerca de 73% do total de inscritos (404). Sem dúvida, o formato online do evento potenciou este incremento participativo. No presente relatório faremos uma apresentação do programa desta edição do fórum, bem como são disponibilizadas as várias apresentações (comunicações) e conteúdos associados (resumo e vídeo). Na parte final, como forma de avaliação global e feedback dos participantes, apresentamos as principais conclusões e os resultados obtidos do inquérito de satisfação. Relativamente à estrutura do programa, este contou com a presença, no momento de abertura, de Pedro Príncipe da Unidade de Serviço de Biblioteca e Documentação da Universidade do Minho e de João Nuno Ferreira da FCT-Computação Científica Nacional. O programa técnico e científico do evento seguiu a mesma estrutura para os dois dias: Um primeiro bloco, no primeiro dia foi dedicado ao Roteiro Nacional de Infraestruturas e às estratégias para a gestão de dados e, no segundo dia, ocupado com a apresentação do orador convidado, karel Luyben, Chair do Executive Board da EOSC. Um segundo bloco, de mesas redondas incluindo a participação de Infraestruturas do Roteiro Nacional, assim como de organizações e representantes nacionais de infraestruturas internacionais. No que diz respeito à avaliação do Fórum, circulou um inquérito de satisfação durante as 2 semanas (20 a 31 de julho) após o evento. Do total de participantes que responderam (40% do total), a grande maioria manifestou-se de forma bastante positiva (96,6%), sendo que 98,3% indicaram como muito satisfeitos relativamente à realização do evento online.
TypeReport
DescriptionRelatório relativo ao 6º Fórum de Gestão de Dados de Investigação (6º Fórum GDI), evento que decorreu online, nos dias 30 de junho a 1 de julho de 2020.
Os dados obtidos com o "Inquérito de satisfação aos participantes do 6.º Fórum de Gestão de Dados de Investigação" encontram disponíveis em: https://doi.org/10.34622/datarepositorium/G3RGHI
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69081
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:USDB - Relatórios

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