Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/6907

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dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares-
dc.contributor.authorSilva, João Paulo-
dc.date.accessioned2007-09-12T22:49:18Z-
dc.date.available2007-09-12T22:49:18Z-
dc.date.issued2006-11-20-
dc.date.submitted2006-10-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/6907-
dc.descriptionTese de Mestrado em Educação, área de Especialização em Tecnologia Educativaeng
dc.description.abstractA Internet é uma marca cultural da sociedade contemporânea e os serviços nela disponíveis são objecto de uma utilização crescente, nomeadamente a World Wide Web. Instituições e pessoas recorrem mais a este tipo de serviço e, neste contexto, foram objectivos desta investigação perceber se os sites das escolas apresentam informação aos agentes educativos, se reflectem as diversas actividades das escolas e se promovem a interactividade entre os diversos intervenientes do processo educativo. Também se pretendeu conhecer que escolas dispõem de site, procurando ainda identificar os conteúdos disponíveis e a forma como os sites estão organizados. O trabalho versou sobre os sites das escolas públicas com 2º ciclo. Para a análise dos sites foi desenvolvida uma grelha de análise, definida com base na revisão de literatura efectuada e depois avaliada por especialistas. A grelha integra quatro dimensões: identificação, conteúdos disponibilizados, apresentação da informação e elementos de navegação e orientação no site. Das 784 escolas com 2º ciclo existentes, 6,0% das escolas não tinham site, 4,7 % não tinham o seu site disponível e 23,7 % tinham apenas a página criada por defeito pela uARTE no momento da implementação do projecto Internet na escola. Assim, 65,9 % das escolas tinham site disponível o que corresponde a 517 sites, que constituem a amostra deste estudo. As dimensões técnicas – apresentação da informação e elementos de navegação – apresentam resultados mais positivos que as dimensões mais relacionadas com os conteúdos. A pouca utilização de páginas de abertura ou das referências “em construção” são disso exemplo. Constatou-se que a maioria dos sites tem o fundo branco e o preto é a cor mais usada nas fontes. Os elementos multimédia estão pouco presentes e o texto alternativo, nas imagens, quase não existe. A presença de menus surge em 77% dos sites e os botões de acesso à página inicial 71,6%. Ao nível dos conteúdos verificou-se que as escolas colocam nos seus sites informações sobre a sua própria instituição, nomeadamente contactos, documentos institucionais e constituição dos órgãos das escolas. No entanto, os sites estão longe de expressar o trabalho que é feito em cada uma das escolas. A prática lectiva, seja ela curricular ou não, não se encontra disponível na maioria dos sites das escolas.eng
dc.description.abstractInternet is a cultural mark of our contemporary society and its services are subject to an increasing use, such as the World Wide Web. The aim of this research is to know whether the schools' websites present information to educational agents, whether they reflect the school activities and whether they promote interaction among all school agents. We also want to know what contents are made available and how the websites are organized. A grid to analyse the schools website was developed. It has four dimensions: identification, available content, graphical presentation of the information, navigation and orientation in the website. From the 784 existing schools with 5th and 6th grades , 6,0% didn't have a site, 4,7% didn't have it available and 23,7% had only the webpage created by uARTE when the “Internet Project” was created. This means that 65,9% of the schools had their website available. The sample integrates 517 websites. The technical dimensions - graphical presentation of the information and the navigation and orientation in the website had better results than the dimensions related to contents. We verified that most of the websites have a good colour contras (white background and black is the dominant colour in fonts). The multimedia elements are rarely present. The menus appeared in 77% of the websites and most of them had a button to get to the homepage (71,6%). According to the websites’ content, we verified that they had information about their institution, such as institutional documents, contacts and the organization of the school board. Yet the sites are far from expressing the work done in each school. As far as teaching is concerned little information is available in most of the school websites.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleAnálise dos sites das escolas públicas com 2.ºCicloeng
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.68eng
dc.subject.udc681.324eng
dc.subject.udc658.56eng
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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