Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69027

TítuloDiscursos migrantes: estratégias de construção de nós e os outros em discursos jornalísticos de opinião
Outro(s) título(s)Migrant speeches: strategies for representing us and them in opinion journalistic discourse
Autor(es)Marques, Aldina
Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveMigrantes
Refugiados
Media
Deixis
Referenciação
Migrants
Refugees
Referenciation
DataDez-2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e Sociedade
CitaçãoMARQUES, A.; RAMOS, R. (2020). Discursos migrantes: estratégias de construção de nós e os outros em discursos jornalísticos de opinião. Comunicação e Sociedade, 38, pp. 17-39
Resumo(s)O presente estudo analisa o tratamento mediático do fluxo migratório em direção à Euro-pa num período de intensa visibilidade da questão na imprensa nacional (setembro e outubro de 2015), num corpus de textos de opinião e títulos de outros textos jornalísticos de três publicações generalistas de referência no âmbito nacional. Recorre aos fundamentos teóricos e aos instru-mentos metodológicos da análise do(s) discurso(s), tomada em sentido amplo (Adam, 2011; Berthoud & Mondada, 1995; Charaudeau, 1997, Moirand 1999, 2006; Rabatel & Chauvin-Vileno 2006, nomeadamente), para descrever e analisar a construção discursiva das imagens dos mi-grantes em contraste com as dos europeus, com saliência para a dêixis pessoal, as escolhas lexi-cais e os processos de modalização, marcados nos discursos. Conclui que o discurso dos média foi fundamental para a construção discursiva do acontecimento social protagonizado pela che-gada massiva de refugiados e migrantes à Europa. Essa construção articula-se em torno de dois grupos, nós e eles. Na atividade de referenciação levada a cabo, ocorre um processo de categori-zação e recategorização que aponta para a construção de um grupo homogéneo, eles, os outros, em torno de diferentes designações, mas maioritariamente em torno da designação “refugiado”. Em contraste com tal homogeneidade, o grupo constituído por nós, os europeus, está fraturado por dissensos em torno de valores, frequentemente marcados em estruturas paralelísticas opo-sitivas. Os modos de referenciação, que convocam o conhecimento partilhado sobre a guerra, e a modalidade avaliativa enquadram o posicionamento dos locutores-enunciadores envolvidos na construção da opinião pública e conferem aos discursos uma vertente emocional forte.
This study analyses the press coverage of the migratory flow towards Europe in a period of intense visibility of this issue in the Portuguese press (September and October 2015), in a corpusof opinion texts and titles of other journalistic texts from three generalist reference publications at the national level. It draws on theoretical assumptions and methodological tools of discourse analysis, taken in a broad sense (Adam, 2011; Berthoud & Mondada, 1995; Charaudeau, 1997, Moirand 1999, 2006; Rabatel & Chauvin-Vileno 2006, nomeadamente), to describe and analyse the discursive construction of images of migrants in contrast to those of Europeans, with em-phasis on the personal deixis, lexical choices and modalization processes marked in discourses. It concludes that the media discourse was fundamental in the discursive construction of the social event led by the massive arrival of refugees and migrants in Europe. This construction is structured around two groups, us and them. In the referenciation activity carried out, there is a process of categorization and recategorization that points to the construction of a homogeneous group, they, theothers, around different designations, but mostly around the designation “refu-gee”. In contrast to such homogeneity, the group formed by us, the Europeans, is fractured by disagreements about values, often marked in oppositional parallel structures. The ways in which discursive referenciation is constructed, which call for shared knowledge about the war, and the evaluative modality frame the position of the locutors-enunciators involved in the construction of public opinion and give the speeches a strong emotional feature.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69027
DOI10.17231/comsoc.38(2020).2594
ISSN2183-3575
Versão da editorahttps://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/2594
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas
CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marques e Ramos 2020 - port.pdfversão portuguesa140,9 kBAdobe PDFVer/Abrir
Marques e Ramos 2020 - ing.pdfversão inglesa140,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID