Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68655
Título: | Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança |
Outro(s) título(s): | Curricular articulation in practicum: an echo of change Integración curricular en el practicum: un eco de cambio |
Autor(es): | Reis, Isabel Sarmento, Teresa Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Competências transversais Investigação ao serviço das práticas Ecoliteracia Integração curricular Transversal competences Ecoliteracy Curricular integration Research for practices Competencias transversales Ecoliteracia Integración curricular Investigación al servicio de las prácticas |
Data: | 2021 |
Editora: | Edições Hipótese |
Revista: | Revista Hipótese |
Citação: | Reis, I.; Sarmento, T.; Silva, C. (2021). Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 7, n. único, p. 1-3. |
Resumo(s): | Este estudo, realizado no âmbito de um estágio de Educação Básica, pretende analisar as potencialidades da integração curricular na construção de competências transversais. Parte-se da contextualização do centro de interesse de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar pela
temática dos animais e de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo
desenvolvimento sustentável. Pretende-se que as aprendizagens contribuam para a formação de
cidadãos conscientes, informados e pró-ativos, com base na construção de conhecimentos em espiral,
onde os conteúdos e competências possuem uma dimensão conceptual, procedimental e atitudinal que
se complementam entre si. This study, carried out as part of a Basic Education internship, aims to analyse the potential of curricular integration in the construction of transversal competences. It starts from the contextualization of the center of interest of a group of children from a Kindergarten on the theme of animals and a 3rd year class of Primary School concerning sustainable development. It is intended that the outcomes learnings contribute to the formation of conscious, informed and proactive citizens, based on building a spiral of knowledge, in which the contents and competences have a conceptual, procedural and attitudinal dimension that complement each other Este estudio, realizado como parte del practicum de Educación Básica, analiza el potencial de la integración curricular en la construcción de competencias transversales. Se basa en la contextualización del centro de interés de un grupo de niños en educación preescolar sobre el tema de los animales y una clase del tercer año de la escuela primaria para el desarrollo sostenible. Se pretende que los aprendizajes contribuyan a la formación de ciudadanos conscientes, informados y proactivos, basados en la construcción del conocimiento en espiral, donde los contenidos y competencias tienen una dimensión conceptual, procesal y actitudinal que se complementan entre sí |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68655 |
ISSN: | 2446-7154 |
Versão da editora: | https://revistahipotese.webnode.com/edicao-2021/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA UM ECO DE MUDANÇA (1) (1).pdf | 770,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons