Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68189
Título: | Investigar com as crianças: das narrativas à construção de conhecimento sobre si e sobre o outro |
Outro(s) título(s): | Investigating with children: from narratives to the construction of knowledge about themselves and the other Investigando con los niños: de las narrativas a la construcción del conocimiento sobre sí mismos y el otro |
Autor(es): | Sarmento, Teresa Oliveira, Milena |
Palavras-chave: | Narrativas (auto)biográficas) Escuta Trabalho com projetos Formação de professores. Narratives Listening Pedagogical projects Teacher training Narrativas Escucha Trabajo por proyectos Formación de maestros |
Data: | 2020 |
Editora: | Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
Revista: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Resumo(s): | A imagem ocidental da criança contemporânea que subscrevemos - ativa, competente, com agência própria - desafia as concepções e as práticas das Educadoras de Infância. O propósito que nos move na escrita deste texto reside na análise de modos de participação das crianças em contextos educativos e na relevância das narrativas (auto)biográficas na organização do trabalho pedagógico. Neste artigo procuraremos desconstruir como atender às narrativas (auto)biográficas que os meninos e as meninas constantemente produzem pode permitir um processo educativo bem sustentado e significativo no desenvolvimento pessoal de cada uma e no desenvolvimento profissional do educador. A base de análise aqui mobilizada foi constituída pela observação de um grupo de crianças entre 3 e 5 anos de idade que frequentam um jardim de infância de uma localidade da região norte de Portugal. De forma mais específica, procuraremos discutir a relevância das investigações com as crianças em três cenários: 1) partindo das narrativas das crianças como reconhecimento do direito a serem ouvidas e respeitadas em seus interesses, necessidades e modos próprios de participação; 2) como princípio básico na planificação e organização da ação educativa em uma perspectiva de trabalho com projetos; 3) como elemento essencial para (re)pensar a formação de professores partindo da ideia de que a investigação no cotidiano das práticas permite o desenvolvimento da capacidade investigativa e reflexiva de crianças e adultos. Contemporary western image of child, that we subscribe to, - active, competent, with its own agency - challenges the conceptions and practices of Kindergarten Educators. The goal of this text is to analyze forms of children participation in educational contexts and to know the relevance of (auto) biographical narratives in the organization of pedagogical work. At this paper we will try to deconstruct how to attend (auto) biographical narratives produced by boys and girls constantly produce can allow a well-sustained and significant educational process in the personal development of each one and in the professional development of the educator. We produced an observation and analyzed documentation produced for a young teacher in training of a group of children between 3 and 6 years old who attend a kindergarten in a locality in the northern region of Portugal. We will try to discuss the relevance of research with children in three scenarios: 1) starting from the children’s narratives as recognition the right to be heard and respected in their interests, needs and specific ways of participation; 2) as a basic principle in the planning and organization of educational action from the perspective of working with projects; 3) as essential to think new forms of teacher teaching from the idea that the research in the daily practices allows the development of the investigative and reflective capacity of children and adults La imagen occidental del niño contemporáneo, activa, competente, con su propia agencia, desafía las concepciones y prácticas de los educadores. Nuestro propósito es la análisis de los modos de participación de los niños en contextos educativos y en la relevancia de las narrativas (auto) biográficas en la organización del trabajo pedagógico. En este artículo intentaremos deconstruir cómo atender las narrativas (auto) biográficas que los niños y las niñas producen constantemente pueden permitir un proceso educativo significativo y bien sostenido en el desarrollo personal de cada uno y en el desarrollo profesional del educador. La base de análisis movilizada aquí estuvo constituida por la observación e la documentación pedagógica que há escrito una estudiante para maestra de un grupo de niños entre 3 y 6 años que asisten a un jardín de infantes en una localidad de la región norte de Portugal. Nos interessa discutir la relevancia de las investigaciones con niños en tres escenarios: 1) a partir de las narrativas de los niños como reconocimiento del derecho a ser escuchado y respetado en sus propios intereses, necesidades y formas de participación; 2) como principio básico en la planificación y organización de la acción educativa desde la perspectiva de trabajar con proyectos; 3) como elemento esencial para (re) pensar la formación de docentes a partir de la idea de que la investigación en las prácticas diarias permite el desarrollo de la capacidad investigativa y reflexiva de niños y adultos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68189 |
DOI: | 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1121-1135 |
ISSN: | 2525-426X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Investigar com as crianças - Biograph.pdf | 94,01 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons