Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67916

TítuloO diorama musical: contributos para um projeto cultural numa escola de música
Autor(es)Sales, Edgard Jorge de Sá e
Orientador(es)Neves, José Pinheiro
Data2019
Resumo(s)O presente relatório apresenta o processo de conceção, implementação e investigação do Projeto de Intervenção o qual traduziu-se por uma exposição de dioramas musicais realizada em fevereiro de 2019 no átrio do Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian. Este trabalho apresenta igualmente uma reflexão sobre a evolução e aplicabilidade do diorama no contexto educativo e museológico bem como sob a ótica do colecionador e do curador. São referidos autores e pensadores da Arte como Walter Benjamin, Gaston Bachelard, François Mairesse e Eduardo Lourenço. É realizada uma narrativa dos principais “quadros” da exposição e do seu impacto na comunidade educativa. Para tal, é descrito o enquadramento que esta atividade representou no contexto da Autonomia e flexibilidade curricular e do seu desenvolvimento e planificação como um Domínio de Autonomia Curricular, num contexto de promoção cultural e interação dentro da Comunidade Educativa. A metodologia empregue neste estudo recaiu sobre um questionário entregue a todos os visitantes, alunos, professores e funcionários e demais público. Foram recolhidos dados que apontam no sentido de vários níveis de perceção e impacto cultural no contexto da autonomia e flexibilidade curricular, em alunos e público em geral. A análise aos resultados identificou vários fatores condicionantes, entre eles o nível de escolaridade dos alunos, o qual surge como o fator determinante, a par da idade e das habilitações dos respondentes. De igual importância aparece o facto de os alunos do Ensino Especializado da Música terem revelado um maior interesse para as temáticas da exposição.
This report presents the conception, implementation and research of the Intervention Project, which took place at the Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian in Braga, Portugal as an exposition of dioramas. It also presents a reflection about the evolution and applicability of the diorama in the educational and museological context and into the collector and the curator perspectives as well. Authors and theorists on Art such as Walter Benjamin, Gaston Bachelard, François Mairesse and Eduardo Lourenço were cited throughout the work. A narrative of the main elements of the exposition and its impact in the community was also undertaken. Therefore, an impact framework of this Project, in the context of autonomy and curricular flexibility, is presented and its development and plan of action as a shape of Curricular Autonomy Dominion, in a context of cultural and interaction among the school community. The methodology used in this study was based in a survey delivered to all visitors, pupils, teachers and other staff. The results pointed to several conditional factors, among them the pupils’ grade, which is one of the most relevant, the age and the qualification of the respondents. Also, important seems the fact that students of the specialized music curriculum showed a bigger interest in the thematic presented.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de projeto de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67916
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DS - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3_Dissertacao_pg34126_Edgard_Sales.pdf11,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID