Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6669

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Ricardo J.-
dc.contributor.advisorPereira, Guilherme-
dc.contributor.authorOliveira, Sérgio António Real de-
dc.date.accessioned2007-07-05T21:50:17Z-
dc.date.available2007-07-05T21:50:17Z-
dc.date.issued2006-10-26-
dc.date.submitted2006-07-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/6669-
dc.descriptionDissertação Mestrado em Sistemas de Informação.eng
dc.description.abstractFunctional requirements must be validated by the client of the software project (managers, users and stakeholders in general). However, requirements validation is a critical task in any engineering project. Presenting static requirements models to the stakeholders is not sufficient, since it does not allow stakeholders, who do not have computer science background, to discover all the interdependencies between the elicited requirements. With the mere presentation and explanation of UML (Unified Modelling Language) requirements models, even the most simple and intuitive ones, it is not easy for the software engineer to be confident on the stakeholders’ requirements validation. This thesis describes an approach, based on the construction of executable interactive animation prototypes, to support the validation of functional requirements, where the system to be built must explicitly support the interaction among people within a pervasive cooperative workflow execution. A demonstration case from a real project is used to illustrate the proposed approach.eng
dc.description.abstractOs requisitos funcionais de software têm de ser validados pelo cliente do projecto de desenvolvimento (gestores, utilizadores e todas as partes interessadas - stakeholders - em geral). Mas a validação de requisitos é uma tarefa crítica em qualquer projecto de engenharia. A mera apresentação de modelos estáticos aos stakeholders não é suficiente, porque os stakeholders sem formação em ciências da computação não são capazes de descobrir todas as interdependências entre os requisitos, que estão implícitas nesses modelos. Recorrendo apenas à apresentação e explicação de modelos de requisitos em UML (Unified Modelling Language), mesmo os mais simples e intuitivos, não é fácil ao engenheiro de software sentir confiança na validação dos requisitos pelos stakeholders. Esta dissertação descreve uma abordagem, baseada na construção de protótipos executáveis de animação interactiva, para suportar a validação de requisitos funcionais de um sistema, a construir, que suporte explicitamente a interacção entre pessoas na execução de um processo cooperativo pervasive (intrusivo). Um caso de demonstração de um projecto real é usado para ilustrar a abordagem proposta.eng
dc.language.isoengeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleColored petri nets in the animation of UML models for requirements validationeng
dc.title.alternativeRedes de petri coloridas na animação de modelos UML para validação de requisitoseng
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc681.3.02eng
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID