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https://hdl.handle.net/1822/6669
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Machado, Ricardo J. | - |
dc.contributor.advisor | Pereira, Guilherme | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Sérgio António Real de | - |
dc.date.accessioned | 2007-07-05T21:50:17Z | - |
dc.date.available | 2007-07-05T21:50:17Z | - |
dc.date.issued | 2006-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2006-07-24 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/6669 | - |
dc.description | Dissertação Mestrado em Sistemas de Informação. | eng |
dc.description.abstract | Functional requirements must be validated by the client of the software project (managers, users and stakeholders in general). However, requirements validation is a critical task in any engineering project. Presenting static requirements models to the stakeholders is not sufficient, since it does not allow stakeholders, who do not have computer science background, to discover all the interdependencies between the elicited requirements. With the mere presentation and explanation of UML (Unified Modelling Language) requirements models, even the most simple and intuitive ones, it is not easy for the software engineer to be confident on the stakeholders’ requirements validation. This thesis describes an approach, based on the construction of executable interactive animation prototypes, to support the validation of functional requirements, where the system to be built must explicitly support the interaction among people within a pervasive cooperative workflow execution. A demonstration case from a real project is used to illustrate the proposed approach. | eng |
dc.description.abstract | Os requisitos funcionais de software têm de ser validados pelo cliente do projecto de desenvolvimento (gestores, utilizadores e todas as partes interessadas - stakeholders - em geral). Mas a validação de requisitos é uma tarefa crítica em qualquer projecto de engenharia. A mera apresentação de modelos estáticos aos stakeholders não é suficiente, porque os stakeholders sem formação em ciências da computação não são capazes de descobrir todas as interdependências entre os requisitos, que estão implícitas nesses modelos. Recorrendo apenas à apresentação e explicação de modelos de requisitos em UML (Unified Modelling Language), mesmo os mais simples e intuitivos, não é fácil ao engenheiro de software sentir confiança na validação dos requisitos pelos stakeholders. Esta dissertação descreve uma abordagem, baseada na construção de protótipos executáveis de animação interactiva, para suportar a validação de requisitos funcionais de um sistema, a construir, que suporte explicitamente a interacção entre pessoas na execução de um processo cooperativo pervasive (intrusivo). Um caso de demonstração de um projecto real é usado para ilustrar a abordagem proposta. | eng |
dc.language.iso | eng | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.title | Colored petri nets in the animation of UML models for requirements validation | eng |
dc.title.alternative | Redes de petri coloridas na animação de modelos UML para validação de requisitos | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 681.3.02 | eng |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |