Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66517

TítuloVicissitudes do ofício de aluno: de novo, o insucesso escolar em questão
Autor(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveOfício de aluno
Insucesso escolar
Infância
Data2019
EditoraFundação Manuel Leão
CitaçãoSarmento, Manuel Jacinto (2019). Vicissitudes do ofício de aluno: De novo, o insucesso escolar em questão. In A. J. Afonso 6 j.A. Palhares (Org.). Entre a Escola e a Vida: A condição do jovem para além do ofício de aluno. Porto: Fundação Manuel Leão (31-48)
Resumo(s)A partir do conceito sociológico de "ofício de aluno", considerado com condição institucional da criança, na era da modernidade, na qual se constituíram processos compulsivos de escolarização, com as suas tarefas e atividades a que todos os alunos se obrigam, este texto interroga as principais teorias explicativas do insucesso escolar, procurando identificar os modos como as desigualdades sócio-educacionais se constituem em diferentes desempenhos do "ofício", marcados pelas trajetórias pessoais e sociais de cada um dos "oficiantes". Numa perspetiva de construção de escola democrática, promotora da igualdade social e respeitadora dos direitos da criança, o texto enuncia um conjunto de orientações capazes de promover o sucesso educativo, entendendo-o como obtenção de reais oportunidades de acesso à cultura e ao conhecimento.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66517
ISBN978-989-8151-56-8
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sarmento 2019 Vicissitudes do ofício de Aluno.pdf3,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID