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https://hdl.handle.net/1822/65513
Título: | Ação preventiva da mediação na comunidade escolar: potencialidades da aprendizagem orientada para a ação de prevenção do sexting |
Outro(s) título(s): | Preventive action of mediation in the school community: potentials of oriented learning for sexting prevention action |
Autor(es): | Cabo, Sónia Catarina Carabana |
Orientador(es): | Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Adolescentes Escola Mediação Sexting Mediation School Teenagers |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente Relatório é reflexo do trabalho desenvolvido durante o ano letivo 2017/2018 no âmbito do
estágio académico do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão
na Formação. A intervenção-investigação sobre a prática foi realizada num Agrupamento de Escolas situado
na cidade de Braga, onde após uma primeira revisão de literatura e a realização de um diagnóstico de
necessidades holístico que realçou a importância nessa escola da prevenção do sexting nos alunos do 8º e 9º
ano de escolaridade, emergiu o seguinte problema de investigação: Quais são os efeitos da mediação na
capacitação dos jovens para prevenirem o sexting? Para dar resposta ao problema de investigação, foram
estabelecidos os seguintes objetivos de intervenção e investigação: i) caraterizar como evolui o conhecimento
e as atitudes dos alunos sobre o sexting ao longo do processo de mediação preventiva; ii) caraterizar a
competência dos alunos para agirem no sentido de prevenirem o sexting na escola; iii) caraterizar como
evoluem as competências de comunicação dos alunos ao longo do processo de mediação preventiva; iv)
analisar as competências de gestão positiva de conflitos desenvolvidas pelos alunos para resolverem
problemas relacionados com o sexting que possam emergir na escola.
Os participantes neste projeto foram 24 alunos do 8º ano com uma média de idades de 13.5 + .590
anos, sendo 54.2% meninas e 45.8% rapazes, e 16 alunos do 9º ano com uma média de idades de 15.7+
.602, sendo 75.0% rapazes e 25.0% meninas. Os pressupostos metodológicos de investigação sobre a prática
escolhidos para o presente projeto foram os da investigação-ação, pois pretendia-se fazer uma recolha
sistemática de informações ao longo da implementação do projeto “STOP sexting”, com o objetivo de
promover mudanças sociais que levassem à prevenção do sexting na escola pelos alunos envolvidos no
projeto. Em consonância com a investigação-ação, foram utilizados os seguintes métodos e técnicas de
recolha de dados: análise documental (trabalhos dos alunos, fotos e vídeos do projeto); inquérito por
questionário, observação participante com elaboração de diários de bordo pela estagiária e diários de bordo
dos alunos. Observou-se que o conhecimento dos participantes sobre a partilha de imagens ou vídeos íntimos
com outra pessoa é uma realidade, com a turma do 9º ano a apresentar os valores mais altos, tendo ambas
as turmas atribuído, desde o início do projeto, a responsabilidade dessas imagens ou vídeos tanto à pessoa
que tirou a fotografia, como à pessoa que está na imagem e à a pessoa que a recebeu. No entanto, ambas as
turmas foram capazes de realizar uma ação de prevenção do sexting na escola. Os resultados deste projeto
têm implicações a nível da prática e da investigação sobre sexting, pois podem inspirar outras pessoas a
desenvolver outras formas de prevenção do sexting na escola e mais investigação nesta área. This Report reflects the work carried out during the 2017/2018 academic year within the academic internship of the Master’s in Education, specialization area in Educational Mediation and Training Supervision. The intervention-research on the practice was carried out in a School Group located in the city of Braga, where after a first literature review and a holistic needs diagnosis that highlighted the importance in this school of the prevention of sexting in 8th and 8th grade students. 9th grade, the following research problem emerged: What are the effects of mediation on empowering young people to prevent sexting? To address the research problem, the following intervention and research objectives were established: i) characterize how students' knowledge and attitudes about sexting evolve throughout the preventive mediation process; ii) characterize the competence of students to act to prevent sexting in school; iii) characterize how students' communication skills evolve throughout the preventive mediation process; iv) analyze the positive conflict management skills developed by students to solve sexting-related problems that may emerge in school. Participants in this project were 24 8th graders with an average age of 13.5 + .590 years, 54.2% girls and 45.8% boys, and 16 9th graders with an average age of 15.7+ .602, 75.0% boys and 25.0% girls. The methodological assumptions of research on practice chosen for this project were those of action research, as it was intended to systematically collect information throughout the implementation of the “STOP sexting” project, in order to promote social changes that would lead to prevention of sexting at school by students involved in the project. In line with action research, the following data collection methods and techniques were used: document analysis (student work, project photos and videos); questionnaire survey, participant observation with trainee logbooks and student logbooks. It was observed that participants' knowledge of sharing intimate images or videos with another person is a reality, with the 9th grade class having the highest values, and both classes have assigned, from the beginning of the project, the responsibility such images or videos to the person who took the photo, the person in the image, and the person who received it. However, both classes were able to carry out a sexting prevention action at school. The results of this project have implications for sexting practice and research as it can inspire to develop other ways to prevent sexting in school and further research in this area. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65513 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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