Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65513

TítuloAção preventiva da mediação na comunidade escolar: potencialidades da aprendizagem orientada para a ação de prevenção do sexting
Outro(s) título(s)Preventive action of mediation in the school community: potentials of oriented learning for sexting prevention action
Autor(es)Cabo, Sónia Catarina Carabana
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveAdolescentes
Escola
Mediação
Sexting
Mediation
School
Teenagers
Data2020
Resumo(s)O presente Relatório é reflexo do trabalho desenvolvido durante o ano letivo 2017/2018 no âmbito do estágio académico do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação. A intervenção-investigação sobre a prática foi realizada num Agrupamento de Escolas situado na cidade de Braga, onde após uma primeira revisão de literatura e a realização de um diagnóstico de necessidades holístico que realçou a importância nessa escola da prevenção do sexting nos alunos do 8º e 9º ano de escolaridade, emergiu o seguinte problema de investigação: Quais são os efeitos da mediação na capacitação dos jovens para prevenirem o sexting? Para dar resposta ao problema de investigação, foram estabelecidos os seguintes objetivos de intervenção e investigação: i) caraterizar como evolui o conhecimento e as atitudes dos alunos sobre o sexting ao longo do processo de mediação preventiva; ii) caraterizar a competência dos alunos para agirem no sentido de prevenirem o sexting na escola; iii) caraterizar como evoluem as competências de comunicação dos alunos ao longo do processo de mediação preventiva; iv) analisar as competências de gestão positiva de conflitos desenvolvidas pelos alunos para resolverem problemas relacionados com o sexting que possam emergir na escola. Os participantes neste projeto foram 24 alunos do 8º ano com uma média de idades de 13.5 + .590 anos, sendo 54.2% meninas e 45.8% rapazes, e 16 alunos do 9º ano com uma média de idades de 15.7+ .602, sendo 75.0% rapazes e 25.0% meninas. Os pressupostos metodológicos de investigação sobre a prática escolhidos para o presente projeto foram os da investigação-ação, pois pretendia-se fazer uma recolha sistemática de informações ao longo da implementação do projeto “STOP sexting”, com o objetivo de promover mudanças sociais que levassem à prevenção do sexting na escola pelos alunos envolvidos no projeto. Em consonância com a investigação-ação, foram utilizados os seguintes métodos e técnicas de recolha de dados: análise documental (trabalhos dos alunos, fotos e vídeos do projeto); inquérito por questionário, observação participante com elaboração de diários de bordo pela estagiária e diários de bordo dos alunos. Observou-se que o conhecimento dos participantes sobre a partilha de imagens ou vídeos íntimos com outra pessoa é uma realidade, com a turma do 9º ano a apresentar os valores mais altos, tendo ambas as turmas atribuído, desde o início do projeto, a responsabilidade dessas imagens ou vídeos tanto à pessoa que tirou a fotografia, como à pessoa que está na imagem e à a pessoa que a recebeu. No entanto, ambas as turmas foram capazes de realizar uma ação de prevenção do sexting na escola. Os resultados deste projeto têm implicações a nível da prática e da investigação sobre sexting, pois podem inspirar outras pessoas a desenvolver outras formas de prevenção do sexting na escola e mais investigação nesta área.
This Report reflects the work carried out during the 2017/2018 academic year within the academic internship of the Master’s in Education, specialization area in Educational Mediation and Training Supervision. The intervention-research on the practice was carried out in a School Group located in the city of Braga, where after a first literature review and a holistic needs diagnosis that highlighted the importance in this school of the prevention of sexting in 8th and 8th grade students. 9th grade, the following research problem emerged: What are the effects of mediation on empowering young people to prevent sexting? To address the research problem, the following intervention and research objectives were established: i) characterize how students' knowledge and attitudes about sexting evolve throughout the preventive mediation process; ii) characterize the competence of students to act to prevent sexting in school; iii) characterize how students' communication skills evolve throughout the preventive mediation process; iv) analyze the positive conflict management skills developed by students to solve sexting-related problems that may emerge in school. Participants in this project were 24 8th graders with an average age of 13.5 + .590 years, 54.2% girls and 45.8% boys, and 16 9th graders with an average age of 15.7+ .602, 75.0% boys and 25.0% girls. The methodological assumptions of research on practice chosen for this project were those of action research, as it was intended to systematically collect information throughout the implementation of the “STOP sexting” project, in order to promote social changes that would lead to prevention of sexting at school by students involved in the project. In line with action research, the following data collection methods and techniques were used: document analysis (student work, project photos and videos); questionnaire survey, participant observation with trainee logbooks and student logbooks. It was observed that participants' knowledge of sharing intimate images or videos with another person is a reality, with the 9th grade class having the highest values, and both classes have assigned, from the beginning of the project, the responsibility such images or videos to the person who took the photo, the person in the image, and the person who received it. However, both classes were able to carry out a sexting prevention action at school. The results of this project have implications for sexting practice and research as it can inspire to develop other ways to prevent sexting in school and further research in this area.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65513
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Final.pdf3,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID