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TítuloAvaliação da eficácia a longo prazo de um programa multidisciplinar na melhoria dos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
Autor(es)Sousa, Isabel
Samorinha, Ana Catarina Carvalho
Machado, José Cunha
Precioso, José
Palavras-chaveTabagismo
Programa de intervenção
Prevenção tabágica
Data2019
EditoraUniversidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación
CitaçãoSousa, I., Samorinha, C., Machado, J.C., & Precioso, J. (2019). Avaliação da eficácia a longo prazo de um programa multidisciplinar na melhoria dos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo. XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. XV Congresso Galego-Português - In Libro de Resúmenes: Comunicacione y Pósters, 308-309. Coruña, Espanha: Universidade da Coruña
Resumo(s)A prevenção do tabagismo nos jovens é fundamental, devendo ser implementada em meio escolar e tendo por base intervenções eficazes. O programa de prevenção do consumo de tabaco “SmokeOut-I” revelou eficácia na prevenção do tabagismo, a curto prazo. Objetivos: Avaliar a sua eficácia na manutenção dos conhecimentos e crenças adequados, a longo prazo, por sexo. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental, tipo pré/pós-teste, com alunos do 6º ano, com um grupo experimental (n=163), a quem foi aplicado o programa “SmokeOut-I”, e um grupo controlo (n=148), em 2014/2015, em escolas de Braga. Três anos depois, o grupo experimental (n=122) e o de controlo (n=113) preencheram os mesmos questionários (follow-up). A análise longitudinal foi realizada através de modelos lineares generalizados usando o IBM SPSS Statistics. Resultados: Verificou-se que, a longo prazo, no grupo experimental, os alunos mantiveram os conhecimentos adequados sobre os efeitos do consumo de tabaco nos pulmões, coração, pele, na capacidade de fazer desporto e saúde em geral. Nas crenças em relação ao tabagismo, destacou-se uma menor discordância das crenças “O tabaco ajuda a acalmar” (p=0.003) e “Fumar alivia a tristeza” (p=0.049) nas raparigas do grupo experimental. Globalmente, a percentagem de alunos com crenças adequadas foi mais elevada no grupo experimental. Conclusões/Implicações: O programa revelou eficácia, a longo prazo, na manutenção de conhecimentos adequados e crenças positivas sobre as consequências do tabagismo. Os efeitos positivos para a saúde e para o ambiente justificam a sua aplicação generalizada no ensino básico, pelo que é decisivo o envolvimento e compromisso das entidades responsáveis.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65391
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações


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