Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/64434
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Meleiro, Filomena | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T21:05:57Z | - |
dc.date.available | 2020-03-16T21:05:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.identifier.citation | Meleiro, F. & Lencastre, J. A. (2019). As Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencanto. In Alfonso Barca Lozano & Bento Duarte da Silva (orgs.), Atas do XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía (pp.3690-3705). A Coruña: ACIP. | por |
dc.identifier.isbn | 978-84-9749-726-8 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/64434 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo contempla parte de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Tecnologia Educativa. Visou aportar alguns contributos para a compreensão do fenómeno da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto de Educação de Infância com um grupo de educadoras que se encontra na 4ª fase da carreira docente: a etapa do desencanto. Seguindo uma abordagem exploratória de natureza descritiva, com um design de estudo de caso, focou aspetos como a utilização das TIC em termos pessoais e profissionais. Para a recolha de dados usou-se um inquérito por questionário, composto principalmente por questões fechadas. Dividido em duas partes, a primeira, recolheu informações de caracterização pessoal e profissional e a segunda sobre a utilização das TIC em contextos de educação de infância. As informações obtidas foram examinadas fazendo o cruzamento com os normativos legais- Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE, 2016) e a bibliografia de autores de referência. A investigação possibilitou a identificação de um desfasamento entre as concessões teóricas e a prática docente, revelando, contudo, a importância atribuída pelas educadoras de infância às tecnologias em termos pessoais e profissionais. | por |
dc.description.sponsorship | Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do PORTUGAL 2020, e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | PTDC/CED-EDG/28017/2017 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | TIC | por |
dc.subject | desencanto docente | por |
dc.subject | carreira docente | por |
dc.subject | educação de infância | por |
dc.title | As Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencanto | por |
dc.title.alternative | Information and Communication Technologies in Early Childhood Education: a study with educators in the disenchantment stage | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268 | por |
oaire.citationConferenceDate | 4-5-6 de setembro de 2019 | por |
sdum.event.title | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 3690 | por |
oaire.citationEndPage | 3705 | por |
oaire.citationConferencePlace | A Coruña | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Atas do XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía | por |
Appears in Collections: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_XVCongreso_Filomena_Meleiro.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License