Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/64434

TitleAs Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencanto
Other titlesInformation and Communication Technologies in Early Childhood Education: a study with educators in the disenchantment stage
Author(s)Meleiro, Filomena
Lencastre, José Alberto
KeywordsTIC
desencanto docente
carreira docente
educação de infância
Issue dateSep-2019
CitationMeleiro, F. & Lencastre, J. A. (2019). As Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencanto. In Alfonso Barca Lozano & Bento Duarte da Silva (orgs.), Atas do XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía (pp.3690-3705). A Coruña: ACIP.
Abstract(s)O presente artigo contempla parte de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Tecnologia Educativa. Visou aportar alguns contributos para a compreensão do fenómeno da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto de Educação de Infância com um grupo de educadoras que se encontra na 4ª fase da carreira docente: a etapa do desencanto. Seguindo uma abordagem exploratória de natureza descritiva, com um design de estudo de caso, focou aspetos como a utilização das TIC em termos pessoais e profissionais. Para a recolha de dados usou-se um inquérito por questionário, composto principalmente por questões fechadas. Dividido em duas partes, a primeira, recolheu informações de caracterização pessoal e profissional e a segunda sobre a utilização das TIC em contextos de educação de infância. As informações obtidas foram examinadas fazendo o cruzamento com os normativos legais- Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE, 2016) e a bibliografia de autores de referência. A investigação possibilitou a identificação de um desfasamento entre as concessões teóricas e a prática docente, revelando, contudo, a importância atribuída pelas educadoras de infância às tecnologias em termos pessoais e profissionais.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64434
ISBN978-84-9749-726-8
Publisher versionhttps://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_XVCongreso_Filomena_Meleiro.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID