Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/64434
Title: | As Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencanto |
Other titles: | Information and Communication Technologies in Early Childhood Education: a study with educators in the disenchantment stage |
Author(s): | Meleiro, Filomena Lencastre, José Alberto |
Keywords: | TIC desencanto docente carreira docente educação de infância |
Issue date: | Sep-2019 |
Citation: | Meleiro, F. & Lencastre, J. A. (2019). As Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencanto. In Alfonso Barca Lozano & Bento Duarte da Silva (orgs.), Atas do XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía (pp.3690-3705). A Coruña: ACIP. |
Abstract(s): | O presente artigo contempla parte de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Tecnologia Educativa. Visou aportar alguns contributos para a compreensão do fenómeno da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto de Educação de Infância com um grupo de educadoras que se encontra na 4ª fase da carreira docente: a etapa do desencanto. Seguindo uma abordagem exploratória de natureza descritiva, com um design de estudo de caso, focou aspetos como a utilização das TIC em termos pessoais e profissionais. Para a recolha de dados usou-se um inquérito por questionário, composto principalmente por questões fechadas. Dividido em duas partes, a primeira, recolheu informações de caracterização pessoal e profissional e a segunda sobre a utilização das TIC em contextos de educação de infância. As informações obtidas foram examinadas fazendo o cruzamento com os normativos legais- Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE, 2016) e a bibliografia de autores de referência. A investigação possibilitou a identificação de um desfasamento entre as concessões teóricas e a prática docente, revelando, contudo, a importância atribuída pelas educadoras de infância às tecnologias em termos pessoais e profissionais. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64434 |
ISBN: | 978-84-9749-726-8 |
Publisher version: | https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_XVCongreso_Filomena_Meleiro.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License