Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6431

TítuloEnsaio de compressão em prismas de bloco de concreto-deformabilidade e modo de ruptura
Autor(es)Mohamad, Gihad
Lourenço, Paulo B.
Roman, Humberto R.
Palavras-chaveAlvenaria
Bloco
Compressão
Prisma e ruptura
Data2006
CitaçãoJORNADAS SULAMERICANAS DE ENGENHARIA ESTRUTURAL, XXXII, Campinas, 2006 : Anais – “Jornadas Sulamericanas de Engenharia Estrutural”. [S.l. : s.n., 2006]. ISBN 85-99956-01-9.
Resumo(s)O objetivo principal deste trabalho é analisar os ensaios de compressão em prismas confeccionados com diferentes blocos de concreto e argamassas, propondo um modelo que estabeleça a relação entre o modo de ruptura e as características mecânicas dos materiais isolados. A dificuldade em empreender testes experimentais faz com que generalizações sejam adotadas a partir de parâmetros não aplicáveis aos diversos tipos de composições. Com isso, propõem-se um modelo, em função da rigidez dos componentes, com intuito de iniciar uma discussão sobre as características de deformabilidade linear, não-linear e de ruptura do conjunto. As conclusões obtidas são: as não-linearidades da curva tensão-deformação do conjunto dependem da argamassa utilizada; o ensaio de tração indireta por compressão forneceu resultados com boa precisão e baixa variabilidade; houve um aumento significativo no Poisson dos prismas, medido no bloco, após a proporção entre a tensão atuante e a resistência última atingir o nível de 0,6; salienta-se a existência de dois modos de ruptura, o primeiro é caracterizado pela indução de tração no bloco até atingir o limite de resistência à tração e o segundo é caracterizado pelo esmagamento da junta de assentamento, quando a argamassa atingir o limite da resistência à compressão confinada.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6431
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-EST - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mohamad_Lourenco_Roman_1-ENSAIO DE COMPRESSÃO EM PRISMAS.pdfartigo173,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID