Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63773
Título: | Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal |
Outro(s) título(s): | Compilation of exercises and strategies, with guide for consolidation of the technical aspects on transverse flute teaching |
Autor(es): | Sousa, Luís Miguel Pontes |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Aprendizagem Compilação Flauta transversal Guia Motivação Compilation Learning Guide Motivation Transverse flute |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | No âmbito do Estágio Profissional no grupo de recrutamento M09 (Instrumeno – Flauta) e M32 (Música
de Conjunto/Música de Câmara, Classe de Conjunto) do Mestrado em Ensino de Música foi desenvolvido
o presente projeto de intervenção que teve como objetivo criar e determinar os exercícios e estratégias
que será necessário adequar aos alunos, para que desenvolvam as competências técnicas onde
apresentam mais dificuldades. Assim, no desenvolvimento deste projeto foi utilizada a metodologia
intervenção-ação.
Desta forma numa primeira fase procedeu-se à identificação dos principais problemas técnicos através
da observação das aulas dos alunos. Sendo identificados num aluno problemas na respiração,
flexibilidade e mudanças de registo e noutro aluno na sonoridade.
De seguida foi feita uma pesquisa e compilação de exercícios de forma a abordar os principais problemas
técnicos de cada aluno. Assim, procedeu-se à elaboração de um guia de estudo específico e individual
que se focou no aquecimento muscular utilizando exercícios escritos e/ou auditivos (por memorização),
excertos de peças e até mesmo compilações de manuais já existentes, adaptados ao nível de ensino de
cada aluno. No sentido de motivar o aluno, todas as semanas foram definidas metas pelo professor para
cada exercício e o aluno registou a sua própria evolução. Outra forma de motivar e estimular a criatividade
do aluno foi a utilização de melodias do panorama musical do aluno ou a criação/adaptação de pequenos
trechos musicais pelo mesmo.
A compilação de exercícios e estratégias, com guia é um método especificamente construído para
resolver os problemas técnicos dos alunos que permitiu motivá-los a melhorar estes aspetos e a fazê-los
perceber a importância do seu estudo contínuo para a sua aprendizagem musical. Desta forma a
metodologia intervenção-ação revelou ser de fácil aplicação em aulas individuais e permitiu motivar o
aluno na aprendizagem instrumental. This project was developed on the aim of the Professional Internship of Master’s in Music Teaching. The main goal of this project was to apply the intervention-action methodology to determine the technical aspets where students revealed more difficulties and create and define the exercises and strategies to improve those aspects. First, an observation of the students’ classes was done to identify their major technical difficulties. The technical aspects identified as most problematics and selected to further improvement were respiration, flexibility, octaves change and sonority. After, research and compilation of exercises was done to approach the technical aspects previously identified as most problematics for the students. In this way, a specific and individual study guide was prepared for each student. The guide focused on the warm-up, using written and/or listen (by memorisation) exercises, excerpts from music pieces and even from manuals compilations, by adapting them to the students’ education level. To motivate the student every week the teacher defined goals and tasks for each exercise, and the student registered his evolution during the week. Other way to motivate and stimulate student’s creativity was the use of melodies from student’s musical landscape and the creation/adaptation of small pieces of music by the student. The compilation of exercises and strategies, with guide is a method specifically built to solve the students’ technical difficulties that aims to motivate the students to improve their technical aspects. As well as to make students understand the relevance of continuously study this technical aspects to improve their learning as musicians. It revealed to be an easy methodology to apply on individual classes that improved and motivated the students to learn the instrument. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63773 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luis Miguel Pontes Sousa.pdf | 5,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons