Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63519

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Paulo A. S.por
dc.contributor.authorPinheiro, Anapor
dc.contributor.authorGomes, Paulopor
dc.contributor.authorCotter, Maria Joãopor
dc.contributor.authorFerreira, Randypor
dc.date.accessioned2020-01-30T16:48:01Z-
dc.date.available2020-01-30T16:48:01Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn0102-7972por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63519-
dc.description.abstractThe objective of this study was to evaluate the psychometric properties of an assessment instrument on teachers' perceptions regarding the development of socio-emotional skills. Results revealed a consistent four-factor structure (School/teachers' needs for socio-emotional skills promotion; Needs regarding teaching-learning process; Difficulties in dealing with students' socio-emotional deficits, Socio-emotional needs related to teacher's initial training) with internal consistency values above .79. Confirmatory analyses revealed a good fit of the model to the data. Teachers reported having more needs at the school/ teachers conditions for the promotion of social and emotional needs, and less needs at the level of their Teachers' initial training. The instrument also showed to be sensitive in capturing teachers' perception of schooling social and emotional needs in terms of teachers' gender, pedagogic group and school level.por
dc.description.abstractO objectivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas de um instrumento de avaliação das percepções dos professores acerca das suas necessidades na promoção das competências sociais e emocionais. Os resultados revelaram uma estrutura de quatro factores (Necessidades ao nível da escola/professor, necessidades ao nível do processo de ensino-aprendizagem, Dificuldades em lidar com défices sócio-emocionais dos alunos e Necessidades ao nível da formação inicial), com valores de consistência interna acima de 0,79. As análises confirmatórias revelaram bom ajustamento do modelo aos dados. Os professores revelaram sentir maiores dificuldades ao nível das condições da escola/ professores e menores ao nível da formação inicial. O instrumento revelou-se também sensível às diferenças de percepções em termos do género, grupo pedagógico, e nível de ensino.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherSpringerOpenpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInstrument developmentpor
dc.subjectteachers perceptionspor
dc.subjectsocial and emotional skillspor
dc.subjectsocial and emotional learningpor
dc.subjectDesenvolvimento de instrumentopor
dc.subjectpercepção dos professorespor
dc.subjectcompetências sociais e emocionaispor
dc.subjectaprendizagem sócio-emocionalpor
dc.titleDevelopment and evaluation of psychometric properties of an inventory of teachers' perceptions on socio-emotional needspor
dc.title.alternativeDesenvolvimento e avaliação das características psicométricas do inventário de avaliação das percepções dos professores acerca das necessidades ao nível da promoção de competências sociais e emocionaispor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage67por
oaire.citationEndPage76por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume26por
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722013000100008por
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalPsicologia: Reflexão e Críticapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
08.pdf363,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID