Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/63505

TitleAnálise do perfil de professores que lecionam em regime de bidocência a disciplina ciências físico-naturais no 3.º ciclo do ensino básico: um contributo para a qualidade do ensino em Timor-Leste
Other titlesProfile analysis of teachers that teach in bidocency regime the subject of physical-natural sciences in the 3rd cicle of basic school: a contribution to quality of education in East Timor
Author(s)Rodrigues, Fernão dos Santos
Advisor(s)Viana, Isabel Carvalho
KeywordsBidocência
Formação
Infraestruturas
Perfil do professor
Sucesso
Bidocence
Infrastructures
Success
Teacher’s profile
Training
Issue date2019
Abstract(s)O presente trabalho pretende fazer a análise do perfil de professores de CFN na lecionação em regime de bidocência. Sabendo que o perfil de um professor é um elemento fulcral na autodeterminação da qualidade do ensino e da aprendizagem, o professor não é apenas um mero transmissor de conhecimentos académicos, mas também um formador de personalidades, que implica saberes específicos e competência pedagógica. O professor necessita de uma atualização constante e dinâmica através de formação, quer inicial ou contínua, para corresponder ao contexto da globalização atual. Portanto, sucesso ou insucesso escolar pode depender da atuação do professor na prática educativa. Esta investigação surgiu para identificar o atual perfil do professor em regime de bidocência para que garanta ou comprometa a qualidade do ensino/aprendizagem na disciplina de Ciências Físico-Naturais do 3.º ciclo do ensino básico em Timor-Leste. Para o efeito, envolveram-se seis diretores da escola do 3º ciclo do ensino básico e também participaram dezasseis professores que lecionam CFN no 3ºo ciclo do ensino básico, situadas nas escolas do distrito de Dili, Timor-Leste. Foi realizada uma investigação perspetivada por uma abordagem qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos a partir dos diretores revelam que os professores da disciplina CFN ainda não têm perfil adequado para a ensinar, já que os professores não são especializados nestas áreas, mas nas áreas de Física e Química, quando de facto a disciplina referida se compõe por quatro domínios, ou seja, Física, Química, Biologia e Geologia; e também pela pouca formação direcionada para os professores. Entretanto, a maioria dos professores refere que eram obrigados a ensinar esta disciplina CFN, após a reforma curricular em 2011, uma vez que as disciplinas de Física e Biologia eram integradas na disciplina CFN, constituindo quatros domínios diferentes, como supramencionado. Para além disso, encontram muitas dificuldades na lecionação porque a escola carece de infraestruturas, tais como bibliotecas, laboratórios, materiais didáticos e laboratoriais e também a dificuldade no domínio e uso da língua portuguesa no ensino. A falta de recursos financeiros e de formação são os grandes entraves para a melhoria das condições de ensino da disciplina de CFN e da qualidade da aprendizagem.
The present work intends to analyze the profile of CFN teachers when teaching in bidocence regime. Knowing that the profile of a teacher is a key element in the self-determination of the quality of teaching and learning, the teacher is not only a mere transmitter of academic knowledge, but also a personality trainer, which implies a content and pedagogical competence. The teacher needs constant and dynamic updating through training, either initial or continuous, to match the context of current globalization. Therefore, success or failure in school may depend on the teacher's performance in the educational field. This research came to identify the current profile of the bidocence regime teacher in order to guarantee or compromise the quality of teaching/learning in the Physical Sciences course of the 3rd cycle of basic education in Timor-Leste. To this end, six primary school teachers were involved and sixteen CFN primary school teachers from the Dili district of Timor-Leste also participated. A qualitative investigation was conducted through surveys and semi-structured interviews. The results obtained by the principals reveal that the CFN teachers do not yet have an adequate profile to teach it, since the teachers are not specialized in these areas, but in the areas of Physics and Chemistry, when in fact the referred discipline comprises four domains: Physics, Chemistry, Biology and Geology; and also by the little training directed at teachers. However, most teachers report that they were required to teach this CFN subject after the curriculum reform in 2011, as the Physical and Biology subject were integrated into the CFN subject, which constituted four different domains as mentioned above. In addition, they encounter many difficulties in teaching because the school lacks infrastructure, libraries, laboratories, didactic and laboratory materials and also the difficulty in mastering and using the Portuguese language in teaching. Lack of financial and training resources are major obstacles to improving teaching conditions of the CFN subject and the quality of learning.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63505
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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