Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62150

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Fláviapor
dc.contributor.authorCunha, Catarina Francina Branco dapor
dc.date.accessioned2019-11-15T15:04:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62150-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, tem por função descrever e avaliar a implementação do projeto de investigação-ação intitulado "Era uma vez... a construção da cidadania com histórias na aula de Inglês", desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola do distrito de Braga. O projeto tinha os seguintes objetivos: conhecer perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem da língua inglesa e à leitura; promover competências de cidadania através do uso de histórias; promover a competência de aprender a aprender com foco na autorregulação; avaliar o potencial do uso de histórias no desenvolvimento da capacidade de "ler o mundo" e da aprendizagem cooperativa. O projeto repartiu-se em 3 fases. Na primeira fase procedi à recolha de dados que me permitiram conhecer o contexto e desenhar o projeto. Na segunda fase implementei três sequências didáticas, tendo por base três temas de cidadania e três picturebooks a partir dos quais foram desenvolvidas atividades que mobilizaram competências linguístico-comunicativas, de cidadania e de aprender a aprender, com ênfase na cooperação e na sensibilização à diversidade linguística, social, cultural e consciência ambiental, apresentando-se os dados recolhidos a partir de questionários de fichas autorregulação. Na terceira fase fiz uma avaliação do projeto com base nos dados recolhidos da atividade final The letter (uma carta à professora). Na síntese avaliativa do projeto, realizada a partir de informação recolhida nas últimas duas fases, reconhece-se que as crianças evidenciaram um conjunto de competências de cidadania, chegando-se à conclusão de que o uso de histórias nas aulas de Inglês pode favorecer uma educação para a cidadania.por
dc.description.abstractThis practicum report, written within the Master in Teaching English for Primary School at the University of Minho, aims to describe and evaluate the action research project, entitled "Once upon a time... building citizenship with stories in the English class". This project was developed in a class of 4th graders in a primary school in the district of Braga and its objectives were: to identify children´s perceptions of attitudes towards English language learning and the use of stories; to promote citizenship competences through storytelling; to promote learning to learn competences with a focus on self-regulation; to assess the potential of storytelling for developing the ability to "read the world" and for cooperative learning. The project was divided into 3 phases. In the first phase I collected data that allowed me to understand the context and design the project. In the second phase, I implemented three didactic sequences, based on the exploration of three citizenship themes and three picturebooks with activities that mobilized linguisticcommunicative, citizenship and learning to learn competences, with an emphasis on cooperation and on linguistic, social, cultural and environmental awareness. Data collected in this phase through self-regulation questionnaires are presented. In the third phase, the project was evaluated with data from the activity The letter (a letter to the teacher). The overall evaluation of the project based on information collected in the second and third phases, shows that children demonstrated a set of citizenship competences and, suggests that the use of stories in the English class may support citizenship education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInglês no 1.º CEBpor
dc.subjectHistóriaspor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectAprender a aprenderpor
dc.subjectEnglish in primary educationpor
dc.subjectStoriespor
dc.subjectCitizenshippor
dc.subjectLearning to learnpor
dc.titleEra uma vez...a construção da cidadania com histórias na aula de inglêspor
dc.title.alternativeOnce upon a time...building citizenship with stories in the english classpor
dc.typemasterThesiseng
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.identifier.tid202294790por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Francina Branco da Cunha.pdf
Acesso restrito!
9,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID