Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/62150

TitleEra uma vez...a construção da cidadania com histórias na aula de inglês
Other titlesOnce upon a time...building citizenship with stories in the english class
Author(s)Cunha, Catarina Francina Branco da
Advisor(s)Vieira, Flávia
KeywordsInglês no 1.º CEB
Histórias
Cidadania
Aprender a aprender
English in primary education
Stories
Citizenship
Learning to learn
Issue date2019
Abstract(s)O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, tem por função descrever e avaliar a implementação do projeto de investigação-ação intitulado "Era uma vez... a construção da cidadania com histórias na aula de Inglês", desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola do distrito de Braga. O projeto tinha os seguintes objetivos: conhecer perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem da língua inglesa e à leitura; promover competências de cidadania através do uso de histórias; promover a competência de aprender a aprender com foco na autorregulação; avaliar o potencial do uso de histórias no desenvolvimento da capacidade de "ler o mundo" e da aprendizagem cooperativa. O projeto repartiu-se em 3 fases. Na primeira fase procedi à recolha de dados que me permitiram conhecer o contexto e desenhar o projeto. Na segunda fase implementei três sequências didáticas, tendo por base três temas de cidadania e três picturebooks a partir dos quais foram desenvolvidas atividades que mobilizaram competências linguístico-comunicativas, de cidadania e de aprender a aprender, com ênfase na cooperação e na sensibilização à diversidade linguística, social, cultural e consciência ambiental, apresentando-se os dados recolhidos a partir de questionários de fichas autorregulação. Na terceira fase fiz uma avaliação do projeto com base nos dados recolhidos da atividade final The letter (uma carta à professora). Na síntese avaliativa do projeto, realizada a partir de informação recolhida nas últimas duas fases, reconhece-se que as crianças evidenciaram um conjunto de competências de cidadania, chegando-se à conclusão de que o uso de histórias nas aulas de Inglês pode favorecer uma educação para a cidadania.
This practicum report, written within the Master in Teaching English for Primary School at the University of Minho, aims to describe and evaluate the action research project, entitled "Once upon a time... building citizenship with stories in the English class". This project was developed in a class of 4th graders in a primary school in the district of Braga and its objectives were: to identify children´s perceptions of attitudes towards English language learning and the use of stories; to promote citizenship competences through storytelling; to promote learning to learn competences with a focus on self-regulation; to assess the potential of storytelling for developing the ability to "read the world" and for cooperative learning. The project was divided into 3 phases. In the first phase I collected data that allowed me to understand the context and design the project. In the second phase, I implemented three didactic sequences, based on the exploration of three citizenship themes and three picturebooks with activities that mobilized linguisticcommunicative, citizenship and learning to learn competences, with an emphasis on cooperation and on linguistic, social, cultural and environmental awareness. Data collected in this phase through self-regulation questionnaires are presented. In the third phase, the project was evaluated with data from the activity The letter (a letter to the teacher). The overall evaluation of the project based on information collected in the second and third phases, shows that children demonstrated a set of citizenship competences and, suggests that the use of stories in the English class may support citizenship education.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62150
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catarina Francina Branco da Cunha.pdf
  Restricted access
9,92 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID