Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61906
Título: | A excelência na escola e no mundo do trabalho: ideários e dinâmicas em colisão? |
Outro(s) título(s): | Excellence in school and the world of work: ideals and dynamics in collision? |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Excelência escolar Meritocracia Educação e trabalho School excellence Meritocracy Education and work |
Data: | Out-2019 |
Editora: | Universitat de València. Institut Universitari de Creativitat i Innovacions Educatives |
Citação: | Torres, Leonor L. (2019). A excelência na escola e no mundo do trabalho: ideários e dinâmicas em colisão? In L. Cabrera (Coord.), Sociología de la Educación. Desigualdad social, política educativa, experiencias escolares y trayectorias juveniles de vida (pp. 42-52). Universitat de València: Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València, Colección Monografies & Aproximacions, nº 14 (E-book). |
Resumo(s): | This text aims to discuss the meaning of the meritocratic agenda in the educational
sphere and its relationship with the workplace. First, the aim is to reflect on the development of
the meritocratic culture in the school system and its effects on the access of young people into the
labor market. In a second moment, a critical approach is taken to the conceptions of excellence
valued in the school universe and in the labor market. From the methodological point of view, we
use quantitative data (an extensive method, focused on the analysis of the rituals of distinction
implemented in the state school) and qualitative (intensive method, based on four case studies)
collected for a research developed between 2012 and 2015. The results show that excellence
has become an important reference in the life of contemporary institutions, being possible to
signal its effects on the ways of regulating education and work. On the other hand, it can be seen
that the model of excellence induced by school culture is based on values and dispositions not
always reconcilable with the model of excellence required by work organizations. Este texto visa debater criticamente os sentidos da agenda meritocrática na esfera educativa e sua relação com o mundo do trabalho. Num primeiro momento, procura-se refletir sobre o desenvolvimento da cultura meritocrática no sistema escolar e os seus efeitos ao nível da inserção dos jovens no mercado de trabalho. Num segundo momento, avança-se para uma abordagem crítica das conceções de excelência valorizadas no universo escolar e no mundo do trabalho. Do ponto de vista metodológico, recorre-se a dados de natureza quantitativa (método extensivo, focado na análise dos rituais de distinção implementados na escola pública) e qualitativa (método intensivo, baseado em quatro estudos de caso) recolhidos no âmbito de um projeto de investigação desenvolvido entre 2013 e 2015. Os resultados revelam que a excelência se tornou num importante referencial na vida das instituições contemporâneas, sendo possível sinalizar os seus efeitos nos modos de regulação da educação e do trabalho. Por outro lado, constata-se que o modelo de excelência induzido pela cultura escolar assenta em valores e disposições nem sempre conciliáveis com o modelo de excelência requerido pelas organizações de trabalho. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61906 |
ISBN: | 978-84-09-15398-5 |
Versão da editora: | https://www.uv.es/mia1/sociologia_educacion.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capítulo - e-book Sociologia_de_la_Educacion e-book 2019 Alicante 2018-páginas-1-2,43-53.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons