Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61277
Título: | Práticas profissionais de educação/formação dos enfermeiros em uma unidade de cuidados intensivos |
Outro(s) título(s): | Professional practices of education/training of nurses in an intensive care unit Prácticas profesionales de educación/formación de enfermeros en un centro de cuidados intensivos |
Autor(es): | Macedo, Ana Paula Padilha, Katia Grillo Püschel, Vilanice Alves de Araújo |
Palavras-chave: | Administração hospitalar Educação continuada Capacitação de recursos humanos em saúde Unidades de Terapia Intensiva Enfermeiras e enfermeiros Hospital administration Education, continuing Health human resource training Intensive Care Unit Nurses Administración hospitalaria Educación continuada Capacitación de recursos humanos en salud Centro de Cuidados Intensivos Enfermeras y enfermeros Education Continuing |
Data: | 2019 |
Editora: | Associação Brasileira de Enfermagem |
Revista: | Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) |
Citação: | Macedo APMC, Padilha KG, Püschel VAA. Professional practices of education/training of nurses in an intensive care unit. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019;72(2):00-00. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0793 |
Resumo(s): | Objetivo: Compreender a educação/formação dos enfermeiros que trabalham numa
unidade de cuidados intensivos. Método: Pesquisa qualitativa, recorrendo-se ao modo
de investigação estudo de caso, a partir de uma amostra intencional. Para a coleta e
tratamento dos dados, fez-se uso de diversas técnicas de pesquisa, privilegiando a
análise documental, o inquérito por entrevista e a observação no terreno. Resultados: Os
dados evidenciam valores de bem-estar, satisfação e motivação dos enfermeiros para a
educação e formação em contexto de trabalho. Algumas práticas organizacionais parecem
promover as relações interpessoais e, consequentemente, a disposição dos profissionais
para adotar dinâmicas formativas permanentes como recompensa, instituindo-se uma
estreita relação entre o formal, o não formal e o informal. Considerações Finais: A
capacidade de atração dos profissionais ao hospital está na valorização e reconhecimento
que a organização consegue oferecer. Existe uma reciprocidade entre o hospital que
legitima a assistência atualizada e os profissionais que procuram a evidência científica. Objective: To understand the education/training of nurses working in an intensive care unit. Method: Case study with qualitative approach, with an intentional sample. Data collection and analysis used different research techniques, mainly document analysis, interview and field observation. Results: The data highlights feelings of wellbeing, satisfaction and motivation as important for education and training in a work context. Some organizational practices seem to promote interpersonal relationships and, consequently, increase the willingness of these professionals to adopt a reward perspective regarding continuing education and training, establishing a close relationship between the formal, the non-formal and the informal. Final Consideration: The attractiveness of this organization is related to the valorization and recognition that it can offer to the professionals. There is a reciprocity between a hospital that endorses up-to-date care and professionals who seek scientific evidence. Objetivo: Entender la educación/formación de enfermeros que trabajan en un centro de cuidados intensivos. Método: se trata de una investigación cualitativa, en la que se ha recurrido, partiendo de una muestra intencional, al estudio de caso a modo de investigación. Para la recolección y el tratamiento de los datos se utilizaron diversas técnicas investigativas, con preponderancia del análisis documental, el interrogatorio mediante entrevista y la observación en el terreno. Resultados: Los datos denotan valores de bienestar, satisfacción y motivación de parte de los enfermeros para la educación y formación en el contexto laboral. Algunas prácticas organizacionales parecen promover las relaciones interpersonales y, como consecuencia, estos profesionales se disponen a adoptar dinámicas formativas permanentes, resultando en una relación estrecha entre lo formal, lo no formal y lo informal. Consideraciones Finales: La capacidad de atracción que el hospital tiene sobre los profesionales surge de la valorización y del reconocimiento que dicha organización demuestra. Existe una reciprocidad entre el hospital que legitima la atención actualizada y los profesionales que buscan la evidencia científica. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | Versão em inglês - pg. 321 a 328. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61277 |
DOI: | 10.1590/0034-7167-2017-0793 |
ISSN: | 0034-7167 |
e-ISSN: | 1984-0446 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APM-rebenportugues-72-02-0321.pdf | 513,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
APM-rebeningles-72-02-0321.pdf | 506,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons